Document details

Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos

Author(s): Lemos, Gina C. cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Primi, Ricardo cv logo 3

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/1822

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Habilidades cognitivas; Desempenho académico; Projectos vocacionais; Raciocínio


Description
Resumo: Esta apresentação considera uma amostra representativa de alunos portugueses do 5º ao 12º anos de escolaridade (n=4899), provenientes de escolas públicas das diversas regiões do País, e pretende analisar em que medida as habilidades cognitivas se relacionam com o percurso escolar do aluno, em termos de prolongamento dos estudos e respectivo trajecto curricular (no Ensino Secundário). Mais concretamente, analisámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e alguns indicadores académicos, como a extensão de escolaridade pretendida pelo aluno e o agrupamento de estudos por que optou. Os resultados sugerem que o prolongamento da escolarização expectado pelos alunos se encontra associado ao seu desempenho cognitivo, em todos os níveis escolares considerados (2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário), sobretudo nas provas que mais apelam a competências verbais. Por último, no que toca ao Ensino Secundário, o agrupamento de estudos parece concorrer de forma significativa, quer para os níveis de realização cognitiva dos alunos nas provas, quer para os projectos vocacionais dos mesmos em termos de nível de escolarização pretendido.
Document Type Lecture
Language English
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU