Detalhes do Documento

Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos

Autor(es): Lemos, Gina C. cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Primi, Ricardo cv logo 3

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/1822

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Habilidades cognitivas; Desempenho académico; Projectos vocacionais; Raciocínio


Descrição
Resumo: Esta apresentação considera uma amostra representativa de alunos portugueses do 5º ao 12º anos de escolaridade (n=4899), provenientes de escolas públicas das diversas regiões do País, e pretende analisar em que medida as habilidades cognitivas se relacionam com o percurso escolar do aluno, em termos de prolongamento dos estudos e respectivo trajecto curricular (no Ensino Secundário). Mais concretamente, analisámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e alguns indicadores académicos, como a extensão de escolaridade pretendida pelo aluno e o agrupamento de estudos por que optou. Os resultados sugerem que o prolongamento da escolarização expectado pelos alunos se encontra associado ao seu desempenho cognitivo, em todos os níveis escolares considerados (2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário), sobretudo nas provas que mais apelam a competências verbais. Por último, no que toca ao Ensino Secundário, o agrupamento de estudos parece concorrer de forma significativa, quer para os níveis de realização cognitiva dos alunos nas provas, quer para os projectos vocacionais dos mesmos em termos de nível de escolarização pretendido.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Inglês
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia