Detalhes do Documento

MODELO DE COMPREENSÃO DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E CARACTERÍSTICAS DA E-LIDER...

Autor(es): Samartinho, João cv logo 1 ; Faria, Jorge cv logo 2 ; Resende da Silva, Paulo cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/10613

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): e-Liderança; Sistemas de Gestão de Aprendizagem; Modelo de Competências; Líder virtual; Equipas virtuais


Descrição
Este artigo apresenta uma proposta de Modelo de compreensão das competências específicas e características da eLiderança em ambientes de gestão de aprendizagem LMS, utilizado para a transposição de equipas tradicionais para equipas virtuais. É feito um enquadramento baseado na revisão de literatura sobre o paradigma e-Liderança e sua relação com as equipas virtuais com a identificação de competências e caraterísticas dos e-Líderes. Apresenta ainda o modelo empírico, e um quadro explicativo da metodologia de investigação e abordagens dominantes no estudo. A partir da caraterização das competências e caraterísticas em e-Liderança construiu-se o código de representação utilizado para o Modelo de Compreensão das Competências. A apresentação do Modelo antecede os exemplos práticos de experimentação para aferição do Modelo. No final são apresentadas as conclusões que traduzem ainda algumas orientações para trabalhos futuros. ABSTRACT: This article proposes a model for understanding the specific skills and characteristics of e-Leadership in “Learning Management Systems”, used for implementation of virtual teams. It's built a framework, based on the review of literature about the "e-leadership" paradigm and their relationship with the virtual teams, to identify skills and characteristics of the "e-Leaders". It also presents the empirical model, and a explaining table with the methodology of research and dominant´s approaches in the study. From the characterization of skills and characteristics of "e-Leadership", we built-up the code representation used for the Comprehension Skills Model. The Model is presented before the practical examples of experimentation. At the end we are presented the conclusions that still reflect a few guidelines for future work.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia