Author(s):
Folque, Maria Assunção
; Artur-Marques, Ana
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10488
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): qualidade; Educação de Infância; investigação-ação; DQP
Description
Este estudo relata a contextualização do projeto DQP numa IPSS com valências de creche, jardim-de-infância e ATL nos subúrbios de uma cidade alentejana. O projeto DQP entrou no centro no âmbito de uma parceria de há vários anos entre este e a Universidade de Évora (UE) na formação de educadoras de Infância. A própria equipa de educadoras do centro é composta na sua totalidade por ex-alunas da universidade que responderam de forma entusiástica e com uma dedicação total ao projeto Desenvolver a Qualidade em Parcerias. A motivação da equipa para o projeto decorreu do seu empenhamento na promoção da qualidade do serviço que prestam, mas também das características do próprio DQP: o carater participativo do projeto, o apoio externo de elementos DQP e o carácter de investigação-ação inerente ao DQP.
As educadoras e a coordenadora pedagógica do centro frequentaram a formação organizada
pela universidade para as educadoras cooperantes, que decorreu entre Novembro de 2007 e
Maio de 2008 num total de onze sessões presenciais, correspondentes a 36 horas, em período
pós laboral. A par da formação, os elementos externos DQP reuniam quinzenalmente com a equipa no centro para planeamento da fase de avaliação, seu desenvolvimento e monitorização (entre Outubro e Abril). Estas sessões constituíram-se como momentos formativos muito ricos onde o DQP foi tendo desde logo uma intervenção no contexto a diferentes níveis.
O processo de planeamento da avaliação levou a equipa a tomar consciência das implicações da metodologia de recolha de dados no tipo de resultados que se viriam a obter. As metodologias utilizadas para recolha de dados foram: entrevistas a crianças, pais, educadores e auxiliares; observações do envolvimento das crianças e do empenhamento dos adultos; consulta de documentação.
A vivência do projeto DQP, nomeadamente na fase de avaliação, proporcionou desde logo à equipa e aos pais uma tomada de consciência sobre diversos aspectos da vida institucional e da sua participação nesta comunidade educativa. O relato que aqui se apresenta refere-se apenas à fase de avaliação levada a cabo pela equipe utilizando processos investigativos rigorosos de acordo com o referencial DQP. Como ficou bem presente, é já possível dizer que este processo de investigação-avaliação permitiu uma transformação quer a nível da formação da equipe, como em alguns aspectos organizativos, como ainda ao nível das dinâmicas de participação do próprio centro. Estes dados reforçam a perspectiva que atribui um papel fulcral à apropriação de práticas investigativas por parte dos profissionais de educação como componente essencial do exercício da sua profissionalidade.