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Um projecto de construção da participação: a voz das famílias, educadoras, auxi...

Author(s): Folque, Maria Assunção cv logo 1 ; Artur-Marques, Ana cv logo 2

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10488

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): qualidade; Educação de Infância; investigação-ação; DQP


Description
Este estudo relata a contextualização do projeto DQP numa IPSS com valências de creche, jardim-de-infância e ATL nos subúrbios de uma cidade alentejana. O projeto DQP entrou no centro no âmbito de uma parceria de há vários anos entre este e a Universidade de Évora (UE) na formação de educadoras de Infância. A própria equipa de educadoras do centro é composta na sua totalidade por ex-alunas da universidade que responderam de forma entusiástica e com uma dedicação total ao projeto Desenvolver a Qualidade em Parcerias. A motivação da equipa para o projeto decorreu do seu empenhamento na promoção da qualidade do serviço que prestam, mas também das características do próprio DQP: o carater participativo do projeto, o apoio externo de elementos DQP e o carácter de investigação-ação inerente ao DQP. As educadoras e a coordenadora pedagógica do centro frequentaram a formação organizada pela universidade para as educadoras cooperantes, que decorreu entre Novembro de 2007 e Maio de 2008 num total de onze sessões presenciais, correspondentes a 36 horas, em período pós laboral. A par da formação, os elementos externos DQP reuniam quinzenalmente com a equipa no centro para planeamento da fase de avaliação, seu desenvolvimento e monitorização (entre Outubro e Abril). Estas sessões constituíram-se como momentos formativos muito ricos onde o DQP foi tendo desde logo uma intervenção no contexto a diferentes níveis. O processo de planeamento da avaliação levou a equipa a tomar consciência das implicações da metodologia de recolha de dados no tipo de resultados que se viriam a obter. As metodologias utilizadas para recolha de dados foram: entrevistas a crianças, pais, educadores e auxiliares; observações do envolvimento das crianças e do empenhamento dos adultos; consulta de documentação. A vivência do projeto DQP, nomeadamente na fase de avaliação, proporcionou desde logo à equipa e aos pais uma tomada de consciência sobre diversos aspectos da vida institucional e da sua participação nesta comunidade educativa. O relato que aqui se apresenta refere-se apenas à fase de avaliação levada a cabo pela equipe utilizando processos investigativos rigorosos de acordo com o referencial DQP. Como ficou bem presente, é já possível dizer que este processo de investigação-avaliação permitiu uma transformação quer a nível da formação da equipe, como em alguns aspectos organizativos, como ainda ao nível das dinâmicas de participação do próprio centro. Estes dados reforçam a perspectiva que atribui um papel fulcral à apropriação de práticas investigativas por parte dos profissionais de educação como componente essencial do exercício da sua profissionalidade.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
Editor(s) Oliveira-Formosinho, Júlia
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