Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Learning With a Project Aproach: an experience of a pedagogical support for sup...

Leal da Costa, Conceição; Folque, Maria Assunção

In this presentation, we intend introduce a work developed over the last two years. The project emerged, considering that the education of the most of us, influencing behaviors and learning, has allowed the reproduction of traditional teaching practices, in early childhood and in elementary schools. It started with empirical evidence of attitudes and beliefs that, in a recurring cycle of works and activities, s...


Learning With a Project Aproach: an experience of a pedagogical support for sup...

Leal da Costa, Conceição; Folque, Maria Assunção

In this presentation, we intend introduce a work developed over the last two years. The project emerged, considering that the education of the most of us, influencing behaviors and learning, has allowed the reproduction of traditional teaching practices, in early childhood and in elementary schools. It started with empirical evidence of attitudes and beliefs that, in a recurring cycle of works and activities, s...


o aprender a aprender no Pré-escolar: O modelo pedagógico do Movimento da Escol...

Folque, Maria Assunção

Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num...


Desenvolver a Qualidade em Parcerias (DQP) - um referencial com potencialidades...

Folque, Maria Assunção

Aborda-se neste artigo o conceito de qualidade na educação de infância como um conceito multifacetado e construído a partir de perspectivas múltiplas. Nesse sentido, a avaliação da qualidade e o seu desenvolvimento requer a utilização de referenciais coerentes com esta perspectiva. Apresenta-se assim o Desenvolver a Qualidade em Parcerias (DQP como um referencial com potencialidades múltiplas, ilustrado pelos p...


Perguntar para quê? As perguntas dos educadores e o pensamento autónomo das cri...

Nunes, Cidália; Folque, Maria Assunção

O estudo pretendeu explorar os contributos da utilização de perguntas em situações dialógicas de grande grupo, nas aprendizagens das crianças. Esta problemática enquadra-se num quadro teórico da “psicologia sociocultural” através de autores como Vygotsky, Bruner, Wells, Mercer, segundo os quais a interação é crucial para desenvolvimento e aprendizagem. Utilizaram-se dados de outra investigação (Folque, 2012) e...


Fostering Communities of Learning in Two Portuguese Pre-School Classrooms Apply...

Folque, Maria Assunção; Siraj-Blatchford, Iram

This paper reports upon a Portuguese pedagogical model, where children engage with the teacher in planning and assessment during routine activities like “Council Meetings”, “Communication Time”, and using specific tools such as an “Activities Chart” and a “Diary”. The paper questions how these processes generate a community of practice in ´learning to learn´ with children aged 3 to 6. The study developed a the...


Educação Infantil, tecnologias e cultura

Folque, Maria Assunção

Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. Espera-se assim da Escola um importante contributo no sentido de ajudar as crianças e os jovens a viver num ambiente cada vez mais “automatizado” através do uso da electrónica e das telecomunicações. Esta perspectiva não é incompatível com...


Interviewing young children

Folque, Maria Assunção

Interviewing children presents special challenges and special rewards. The challenges include designing innovative ways of researching, where children engage purposefully with the researcher, feel free to express their own views or ideas and are not put in situations where they are preoccupied with trying to find out the purpose of a question or activity and to respond to the adult’s sometimes hidden agenda. On...


Um projecto de construção da participação: a voz das famílias, educadoras, auxi...

Folque, Maria Assunção; Artur-Marques, Ana

Este estudo relata a contextualização do projeto DQP numa IPSS com valências de creche, jardim-de-infância e ATL nos subúrbios de uma cidade alentejana. O projeto DQP entrou no centro no âmbito de uma parceria de há vários anos entre este e a Universidade de Évora (UE) na formação de educadoras de Infância. A própria equipa de educadoras do centro é composta na sua totalidade por ex-alunas da universidade que r...


O Projecto DATEC: procurando a qualidade na utilização das tecnologias na educa...

Folque, Maria Assunção; Ramos, José Luís; Pacheco, Francisco

Este artigo procura defenir critérios de qualidade na utilização das TIC na educação de infância, a partir da experiência do projecto DATEC. O projecto DATEC é um projecto de investigação que decorreu entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2001, financiado pelo programa Connect (UE-DGXXII) em associação com o grupo de trabalho “Children´s Awareness of Technology (CHAT), parte da European Network of Excellence for...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data







Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia