Detalhes do Documento

Optimização dos tempos livres das crianças portuguesas face aos desafios das “n...

Autor(es): Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias cv logo 1 ; Capelo, Regina cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.13/201

Origem: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Assunto(s): Escola a tempo inteiro (ETI); Ocupação de tempos livres; Actividade de enriquecimento do currículo; Ensino fundamental; .; Centro de Artes e Humanidades


Descrição
O presente estudo disserta sobre a criação, a implementação e os impactos da escola a tempo inteiro na gestão dos tempos livres das crianças do Ensino Fundamental em Portugal. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que os dados colhidos através das entrevistas realizadas a duas entidades governamentais, às autarquias locais, às Directoras e professores de escolas a tempo inteiro (ETI). Foram também aplicados trinta questionários aos docentes em exercício nas escolas-alvo. A investigação revela que a escola a tempo inteiro foi instituída pelo Governo Português duma Região Autónoma (Ilha da Madeira), com a participação e o envolvimento da comunidade educativa, após ponderados múltiplos factores que afectavam as aprendizagens dos alunos. Esta medida implementada produziu mudanças ao nível da escola, das crianças, das famílias, dos professores e da comunidade educativa. Conclui-se, ainda, a existência de implicações para os professores a nível da empregabilidade, da colaboração e da convivência.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia