Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Stress e coping em educadores de infância portugueses: um estudo exploratório

Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Santos, Cristina Maria Cordeiro Ferreira Simões


Cognitive abilities, sociocultural background and academic achievement

Diniz, António; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Almeida, Leandro Silva

The infl uence of students’ sociocultural background on academic achievement is a well established fact. Research also points out that sociocultural background is related to students’ cognitive abilities and these have an effect on their academic achievement. However, the mediator role of cognitive abilities on the relationship between sociocultural background and academic achievement is less well known. A stru...


Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de e...

Pocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Dias

Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos con...

Carvalho, Renato Gil; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Silva, Carla

O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contri...


Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na t...

Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Correia, Armando; Carvalho, Renato Gil; Silva, Carla

Neste estudo analisa-se a infl uência do género, da família e dos Serviços de Orientação Vocacional na decisão de carreira. Participaram deste estudo 1930 alunos do 10º ao 12º anos, de escolas portuguesas, respondendo ao Questionário de Difi culdades de Tomada de Decisão e a outro de recolha de dados escolares e familiares. Mais de metade apresenta indecisão vocacional. Os resultados indicam uma infl uência pos...



Reading comprehension in primary school: textbooks, curriculum and assessment

Araújo, Luísa; Folgado, Célia; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias

This study describes the reading comprehension processes present in the most widely sold textbooks at the fourth grade level in Portugal and discusses how they compare to international assessments of reading literacy. We adopted the Progress of International Reading Literacy Study framework to categorize the questions in the textbooks. Our analyses revealed that they focus heavily on the retrieval of explicitly...


Enhancing comprehension in low achievement 9th grades: a quasi-experiment study

Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias

This article describes the application of a Comprehension Strategies Programme (CSP) designed to improve the reading comprehension of students with learning difficulties. The programme was implemented with 102 ninth grade students from Portuguese public schools with low achievement on a particular subject: Portuguese. An evaluation was done on the effects of the programme on reading comprehension and on school ...


Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescente...

Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias

Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos...


Optimização dos tempos livres das crianças portuguesas face aos desafios das “n...

Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Capelo, Regina

O presente estudo disserta sobre a criação, a implementação e os impactos da escola a tempo inteiro na gestão dos tempos livres das crianças do Ensino Fundamental em Portugal. Trata-se de uma abordagem qualitativa em que os dados colhidos através das entrevistas realizadas a duas entidades governamentais, às autarquias locais, às Directoras e professores de escolas a tempo inteiro (ETI). Foram também aplicados ...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia