Detalhes do Documento

Pensamento algébrico no 2º ano de escolaridade: generalização de sequências

Autor(es): Ramos, Teresa cv logo 1 ; Boavida, Ana Maria cv logo 2 ; Oliveira, Hélia cv logo 3

Data: 2011

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Pensamento algébrico; Generalização; Pensamento funcional; Sequências


Descrição
Comunicação apresentada em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 7-8 setembro 2011 É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2 º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequências.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia