Autor(es):
Martins, Maria José D.
; Mogarro, Maria João
Data: 2010
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): cidadania; educação e desenvolvimento social
Descrição
A educação para a cidadania tem sido uma preocupação dos
pedagogos, das sociedades e dos sistemas educativos através dos tempos,
embora a designação assumida nem sempre tenha sido esta (expressões
como educação cívica; formação pessoal e social foram utilizadas para
designar uma área próxima da educação para a cidadania, em Portugal).
Este artigo enfatiza a pertinência e a necessidade de reflectir e promover
a educação para a cidadania na actualidade, em vários contextos,
particularmente na escola, e de várias formas (disciplinar, transdisciplinar
e interdisciplinar). Destaca-se e debate-se ainda um conjunto de oito
temáticas, que deverão estar associadas à promoção da cidadania, bem
como uma metodologia de natureza construtivista que inclua estratégias
que mobilizem os domínios cognitivos; afectivo-motivacional; social e
comportamental, nas diferentes etapas de desenvolvimento de crianças,
adolescentes e adultos. Assim, os grandes oito temas da cidadania
sugeridos são as concepções, atitudes e comportamentos referentes aos
seguintes aspectos: o Estado e a nacionalidade; a religião e as diferentes
manifestações religiosas; as relações do ser humano com a natureza e a
organização socioeconómica; a estrutura e o papel da família, juntamente
com os papéis associados ao género; os aspectos relacionados com a
saúde e a segurança; as diferentes raças, etnias e culturas; a civilidade,
a convivência social e regulação das relações interpessoais; e finalmente
o modo de utilização das tecnologias da informação e comunicação.