Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazer

Martins, Maria José D.; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre

Este estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal; comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08 numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham associadas às condições d...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Média, claques e violência no futebol

Martins, Rúben Miguel Pereira; Martins, Maria José D.

A presente comunicação pretende contribuir para a compreensão da violência no futebol e o eventual papel das claques de futebol e dos social media no desencadear dessa mesma violência. Pretendemos assim divulgar a visão de alguns autores sobre o problema das claques no panorama futebolístico mundial, as consequências que este fenómeno pode trazer, os fatores que desencadeiam a violência e algumas soluções para ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

Promoção de competências sócio-emocionais em crianças do ensino básico

Cacheiro, Cristina Maria; Martins, Maria José D.

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior púb...

Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João Paulo; Espírito Santo, José; Trindade, Vítor; Bonito, Jorge

Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum


A educação para a cidadania no século XXI

Martins, Maria José D.; Mogarro, Maria João

A educação para a cidadania tem sido uma preocupação dos pedagogos, das sociedades e dos sistemas educativos através dos tempos, embora a designação assumida nem sempre tenha sido esta (expressões como educação cívica; formação pessoal e social foram utilizadas para designar uma área próxima da educação para a cidadania, em Portugal). Este artigo enfatiza a pertinência e a necessidade de reflectir e promover a ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Comum

Contributos da psicologia do desenvolvimento moral para a educação para a cidad...

Martins, Maria José D.

Nesta comunicação sugere-se que os vários modelos de desenvolvimento moral, propostos no âmbito da psicologia, podem contribuir para clarificar práticas de educação para a cidadania que promovam a autonomia e o sentido crítico ao mesmo tempo que defendem valores e princípios éticos de carácter universal, contribuindo assim para escolhas pessoais responsáveis. Debatem-se os contributos de modelos que enfatizam, ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Comum

How is social competence related to aggression and/or victimization in school?

Martins, Maria José D.; Castro, Florencio Vicente

Data: 2010   |   Origem: Repositório Comum

Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior púb...

Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João P.; Espírito Santo, José; Bonito, Jorge; Trindade, Vítor

Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre qualidade de ensino de docentes e estudantes de estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo. Tratou-se de um estudo qualitativo, que incluiu uma análise de conteúdo a uma questão aberta relativa ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definiam qualidade de ensino. A análise de conteúdo baseou-se nos modelos teóric...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Comum

A Educação para a Cidadania no século XXI

Martins, Maria José D.; Mogarro, Maria João

A educação para a cidadania tem sido uma preocupação dos pedagogos, das sociedades e dos sistemas educativos através dos tempos, embora a designação assumida nem sempre tenha sido esta (expressões como educação cívica; formação pessoal e social foram utilizadas para designar uma área próxima da educação para a cidadania, em Portugal). Este artigo enfatiza a pertinência e a necessidade de reflectir e promover a ...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia