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Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada...

Autor(es): Mesquita, Elza da Conceição cv logo 1 ; Formosinho, João cv logo 2 ; Machado, Joaquim cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7698

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Formação contínua; Professores; Práticas; Trabalho docente


Descrição
O docente generalista está capacitado para um desempenho aprofundado num nível de ensino que, em Portugal, tem correspondido à educação de infância e ao ensino primário (1º ciclo do ensino básico, a partir de 1986) e privilegia a globalização do conhecimento e a docência integrada. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que pretendeu saber em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua promovem a colaboração entre professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a prática de um ensino integrado. Optando por uma metodologia de carácter qualitativo e uma estratégia de pesquisa suportada no Estudo de Caso, realizamos entrevistas semi-estruturadas, focalizando o nosso interesse nos professores e na sua relação com a profissão e com a formação e na tensão entre discursos e intenções de integração do conhecimento e práticas de fragmentação disciplinar.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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