Encontrados 22 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo pretendemos dar conta dos resultados de um estudo realizado no âmbito do doutoramento. Este sustentase na prática de ensino integrado e nas relações que se estabelecem entre sujeitos, nomeadamente, professores no exercício da profissão (mas com uma colocação administrativa) e formadores e coordenadores dos Programas de Formação Contínua. A questão de partida foi: em que medida os Programas Nacionai...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Programas de formação contínua em Portugal: contributo(s) para a formação de pr...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O objetivo do nosso estudo é perceber e dar a conhecer como é que as experiências práticas, quer individuais quer em grupo, são interpretadas pelos formadores que continuam a concorrer para uma aprendizagem ao longo da vida dos professores e de que forma essas experiências poderão contribuir para a efetiva concretização de uma imagem mais sustentada e sustentadora da profissão docente. A nossa abordagem sustent...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O docente generalista está capacitado para um desempenho aprofundado num nível de ensino que, em Portugal, tem correspondido à educação de infância e ao ensino primário (1º ciclo do ensino básico, a partir de 1986) e privilegia a globalização do conhecimento e a docência integrada. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que pretendeu saber em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua ...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Numa organização social como a escola, formar em contexto de trabalho implica a produção de mudanças, não apenas na ação individual, mas também na ação coletiva e no modo de pensar essa ação. Implica, sobretudo, mudar o modo como as ações individuais se articulam entre si num quadro de interdependência cooperada entre os atores. A uma lógica compartimentada, baseada numa cultura profissional individualista, con...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB



Transmissive teaching in primary school education: a case study of an in servic...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Assuming that a participatory pedagogy is more appropriate for the overall development of the child and for teaching in a diverse school, this paper investigates why an education supported by the standardization of methods and programs is so prevailing in Portuguese schools. The study is based on the guiding principles of Case Studies and aims to analyze the contributions of three programme of Continuing Educat...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Formação de professores e trabalho docente: estudo de um caso de formação

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O caso em estudo incide nos professores e a sua relação com a profissão e com a formação e visa estudar uma determinada situação específica para se perceberem as práticas pedagógicas dos professores e a influência dos Programas de Formação Contínua frequentados, enquanto contributo para o conhecimento de outras formas de se fazer pedagogia, uma vez que a cultura pedagógica predominante tem visado mais a reprodu...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

22 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento






Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia