Encontrados 41 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Contributo(s) dos programas nacionais de formação contínua (PFC) para a sustent...

Mesquita, Elza da Conceição

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustrem uma perspetiva pedagógica onde seja possível perceber, através dos processos formativos, no contexto dos Programas Nacionais de Formação Contínua, em vigor em Portugal entre 2006 e 2009, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas que favoreceram o processo cooperativo de aprendizagem dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, isto na c...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Competências do professor: representações sobre a formação e a profissão

Mesquita, Elza da Conceição

Nesta obra a autora problematiza a docência a partir da consideração do conceito de profissão, da natureza do ensino e das dimensões constituti¬vas do profissionalismo docente, com evidentes reflexos na elaboração de um referencial de competências profissionais a desenvolver na formação inicial. Desta problematização emergem os saberes docentes (disciplinas, programas e materiais, mas também organização e gestã...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo pretendemos dar conta dos resultados de um estudo realizado no âmbito do doutoramento. Este sustentase na prática de ensino integrado e nas relações que se estabelecem entre sujeitos, nomeadamente, professores no exercício da profissão (mas com uma colocação administrativa) e formadores e coordenadores dos Programas de Formação Contínua. A questão de partida foi: em que medida os Programas Nacionai...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

H2O

Mesquita, Elza da Conceição; Pereira, Ana

expressão "Algures... no céu... bem longe da terra", com a qual se inicia este conto, transporta a criança desde o mundo terreno para um mundo imaginado, onde descobre discursos mágicos. As palavras e as imagens dão cor e vida a dois mundos antagónicos, mas que precisam um do outro para sobreviverem. Os meninos brancos que abandonam o seu mundo, aterrorizados por uma figura arrogante, antipática, gélida, grande...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Programas de formação contínua em Portugal: contributo(s) para a formação de pr...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O objetivo do nosso estudo é perceber e dar a conhecer como é que as experiências práticas, quer individuais quer em grupo, são interpretadas pelos formadores que continuam a concorrer para uma aprendizagem ao longo da vida dos professores e de que forma essas experiências poderão contribuir para a efetiva concretização de uma imagem mais sustentada e sustentadora da profissão docente. A nossa abordagem sustent...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O docente generalista está capacitado para um desempenho aprofundado num nível de ensino que, em Portugal, tem correspondido à educação de infância e ao ensino primário (1º ciclo do ensino básico, a partir de 1986) e privilegia a globalização do conhecimento e a docência integrada. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que pretendeu saber em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua ...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Numa organização social como a escola, formar em contexto de trabalho implica a produção de mudanças, não apenas na ação individual, mas também na ação coletiva e no modo de pensar essa ação. Implica, sobretudo, mudar o modo como as ações individuais se articulam entre si num quadro de interdependência cooperada entre os atores. A uma lógica compartimentada, baseada numa cultura profissional individualista, con...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação

Mesquita, Elza da Conceição; João, Formosinho; Machado, Joaquim

Numa organização social como a escola, formar em contexto de trabalho implica a produção de mudanças, não apenas na ação individual, mas também na ação coletiva e no modo de pensar essa ação. Implica, sobretudo, mudar o modo como as ações individuais se articulam entre si num quadro de interdependência cooperada entre os atores. A uma lógica compartimentada, baseada numa cultura profissional individualista, con...


41 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia