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Democracia, gestão e autonomia da escola - a governação por contrato

Autor(es): Formosinho, João cv logo 1 ; Fernandes, António Sousa cv logo 2 ; Machado, Joaquim cv logo 3 ; Ferreira, Henrique da Costa cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7425

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Democracia; Gestão; Autonomia; Participação; Contrato


Descrição
Em duas décadas o conceito de autonomia das escolas desloca-se, na sua amplitude semântica, do campo da descentralização e da participação democrática para o campo da liberdade e eficácia da gestão escolar. Esta variação semântica do conceito de autonomia dá conta de um conjunto de políticas e medidas com direcções diferentes. Nesta comunicação, destacamos a evolução das políticas de autonomia da escola portuguesa, enfatizando as expressões(descentralização, participação democrática, qualidade da educação, modernização e ordenamento da rede escolar, melhoria do serviço púbico e governação por contrato) em torno das quais os actores são mobilizados para a acção e as características de um contrato de acção pública presentes na iniciativa que levou, em 2007, o Ministério da Educação a estabelecer contratos de autonomia e desenvolvimento com algumas escolas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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