Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A autonomia da escola pública em Portugal

Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa

Este livro incide sobre resultados de investigação que sao, em larga medida, pioneiros e amplamente desconhecidos. Trata-se dos "contratos de autonomia" assinados entre a administração educacional e os agrupamentos e escolas. A celebração dos "contratos de autonomia" constituiu, para uma pequenissima minoria de agrupamentos e escolas (22) e atraves de uma politica que nao teve qualquer continuidade, desde 2006 ...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Democracia, gestão e autonomia da escola: a governação por contrato

Ferreira, Henrique da Costa; Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim

Os autores descrevem uma ano de experiência de implementação dos contratos de autonomia nas escolas que lavraram contrato com Ministério da Educação. Começam por descrever os princípios da autonomia e do contrato de autonomia e analisam as dificuldades e sucessos na implementação do contrato

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Os (Des)caminhos da autonomia da escola

Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Ferreira, Henrique da Costa; Machado, Joaquim

Refaz-se o percurso da autonomia no mundo ocidental. Busca-se os seus fundamentos teóricos. Problematiza-se o caminho percorrido em Portugal, desde o início da retórica da autonomia, em 1976, e desmistifica-se os equívocos em que as formulações teóricas têm lavrado tentando, ao mesmo tempo, a construção de um quadro teórico para a leitura e prática da autonomia, a nível organizacional.

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Contratualização do serviço público de educação: percursos e sentidos da autono...

Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa

Guia do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ; Esta comunicação baseia-se num estudo que incidiu sobre o Conselho Municipal de Educação, sua constituição e práticas, entendidas não só como práticas consultivas, mas incluindo também todas as actividades e iniciativas resultantes do exercício das suas competências legais, como sejam pareceres emitidos, decisões tomadas ou projectos propost...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Democracia, gestão e autonomia da escola - a governação por contrato

Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa

Em duas décadas o conceito de autonomia das escolas desloca-se, na sua amplitude semântica, do campo da descentralização e da participação democrática para o campo da liberdade e eficácia da gestão escolar. Esta variação semântica do conceito de autonomia dá conta de um conjunto de políticas e medidas com direcções diferentes. Nesta comunicação, destacamos a evolução das políticas de autonomia da escola portugu...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Contratualização da autonomia das escolas: percursos e sentidos de um processo ...

Ferreira, Henrique da Costa; Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim

O conceito de autonomia adquiriu significações diversas, em Portugal, ignorando, muitas vezes, a sua origem sócio-histórica, a especificidade constitucional legal da administração pública e educacional portuguesas e a necessária vinculação do conceito e das práticas de autonomia aos princípios do projecto educacional da sociedade e do serviço público de educação, em particular. Neste artigo, tenta-se reconstitu...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Democracia, gestão e autónoma da escola: a governação por contrato

Formosinho, João; Fernandes, António Sousa; Machado, Joaquim; Ferreira, Henrique da Costa

O conceito de autonomia da escola é usado com significados diferentes e corresponde a políticas e medidas ora convergentes ora divergentes. Nesta comunicação reportamo-nos à evolução do conceito em Portugal, retomando as expressões a que a autonomia é associada e com as quais os actores locais tem sido mobilizados para a acção, e apresentamos algumas características dos contratos de autonomia e desenvolvimento ...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Contributos para a formação contínua centrada nas práticas profissionais

Santos, Sergio Machado dos; Costa, António Almeida; Formosinho, João; Martins, Ana Maria de Oliveira; Fernandes, António Sousa; Niza, Sérgio

Os autores, membros do Conselho, em número de 13, fundamentam e descrevem as diferentes modalidades de formação pevistas no Regime Jurídico da Formação Contínua, de 1996, e estabelecem as orientações para uma formação mais consentãnea com a inovação em educação e a indução de práticas profissionais mais direccionadas para a acção-concreta dos professores das escolas do ensino não-superior.

Data: 1999   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia