Author(s):
Quina, João do Nascimento
; Graça, A.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6980
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Description
1.A incongruência entre as características dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice.
2.A disseminação extensiva destes modelos de ensino ainda está longe de se verificar tanto nas escolas como nos clubes. Para que as ideias inovadoras dos modelos se afirmem, muitos caminhos há ainda a percorrer. Um deles parece ser a combinação de modelos e o alargamento do seu campo de aplicação à variedade de jogos desportivo.
3.O objetivo do presente trabalho consiste na apresentação de uma proposta de instrução tática para o ensino do jogo de futebol em contexto de escola de futebol, concebida a partir dos modelos de Educação Desportiva e de Competência nos Jogos de Invasão.
4.Comunga do mesmo núcleo de preocupações dos modelos que lhe deram origem: o jogo como um espaço de problemas, a importância da compreensão, da tomada de decisão e da consciência tática, o atleta como construtor ativo da sua aprendizagem.
5.Assenta na conceção de que a aprendizagem do jogo formal (11x11) processa-se por aproximação gradual através do encadeamento de formas mais simples de jogo - as designadas formas básicas de jogo (FBJ).