Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

O ensino do jogo de futebol: um modelo híbrido de desenvolvimento da competênci...

Quina, João do Nascimento; Graça, A.

A incongruência entre as caraterísticas dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice. A disseminação extensiva destes model...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação da competência tátic...

Quina, João do Nascimento; Camões, Miguel; Graça, A.

A avaliação da competência tática é um tema importante para treinadores e investigadores. As suas finalidades têm mais probabilidades de ser alcançadas se os seus processos estiverem conectados aos objetivos/conteúdos de ensino/treino e aos comportamentos dos jogadores no jogo. Com estas preocupações foram desenvolvidos e validados alguns instrumentos de avaliação de entre os quais se destacam o Team Sports Per...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táct...

Quina, João do Nascimento; Camões, Miguel; Graça, A.

Introdução: Jogadores tacticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e local certos e são capazes de transformar as decisões tomadas em acções eficazes. Segundo esta perspectiva, a organização eficaz do processo de ensino/treino requer o conhecimento tão preciso quanto possível, não apenas da performance motora dos praticantes, mas também do conhecimento que possuem acerca...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O ensino do jogo de futebol: um modelo híbrido de desenvolvimento da competênci...

Quina, João do Nascimento; Graça, A.

A incongruência entre as características dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice. A disseminação extensiva destes mode...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação da competência tácti...

Quina, João do Nascimento; Camões, Miguel; Graça, A.

A avaliação da competência táctica é um tema importante para treinadores e investigadores. As suas finalidades têm mais probabilidades de ser alcançadas se os seus processos estiverem conectados aos objectivos/conteúdos de ensino/treino e aos comportamentos dos jogadores no jogo. Com estas preocupações foram desenvolvidos e validados alguns instrumentos de avaliação de entre os quais se destacam o Team Sports P...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táct...

Quina, João do Nascimento; Camões, Miguel; Graça, A.

Introdução: Jogadores tacticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e local certos e são capazes de transformar as decisões tomadas em acções eficazes. Segundo esta perspectiva, a organização eficaz do processo de ensino/treino requer o conhecimento tão preciso quanto possível, não apenas da performance motora dos praticantes, mas também do conhecimento que possuem acerca...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táti...

Quina, João do Nascimento; Camões, Miguel; Graça, A.

1. Jogadores taticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e no local certos, sendo, também, capazes de transformar as decisões tomadas em ações eficazes. De acordo com esta perspetiva, a otimização do processo de ensino/treino requer o conhecimento, tão preciso quanto possível, não apenas da competência de jogo dos praticantes, mas também do que sabem acerca do “que fazer...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O ensino do jogo de futebol: um modelo híbrido de desenvolvimento da competênci...

Quina, João do Nascimento; Graça, A.

1.A incongruência entre as características dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice. 2.A disseminação extensiva destes ...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Relação entre o conhecimento táctico e a performance no jogo de crianças pratic...

Quina, João do Nascimento; Graça, A.

Os jogos desportivos de invasão são jogados em envolvimentos dinâmicos e de grande incerteza espacial, temporal e de ocorrência. Nestes contextos, o primeiro desafio que se coloca aos jogadores é sempre de natureza táctica. Os jogadores devem, em primeiro lugar, saber “o que fazer” para, de seguida, poderem resolver os problemas referentes ao “como fazer”. Os jogos desportivos exigem dos praticantes, em primeir...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

91 - A organização do processo de ensino em Educação Física

Quina, João do Nascimento

O presente trabalho teve como ponto de partida textos que fomos construindo e actualizando ao longo dos últimos dez anos com a intenção de poderem servir de apoio aos alunos do curso de Educação Física nas disciplinas de Pedagogia e Didáctica do Desporto e Estágio Pedagógico. A finalidade central dos textos ditou a lógica da sua concepção e organização: Educação Física – um conceito, um programa e estratégias d...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data









Tipo de Documento




Recurso






    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia