During the last 30 years, significant debate has taken place regarding multilevel research. However, the extent to which multilevel research is overtly practiced remains to be examined. This article analyzes 10 years of organizational research within a multilevel framework (from 2001 to 2011). The goals of this article are (a) to understand what has been done, during this decade, in the field of organizational ...
A hipotermia induzida (HI) é considerada actualmente a terapêutica neuroprotectora de eleição para a encefalopatia hipoxico-isquémica (EHI) moderada a grave no recém-nascido (RN) de termo, já existindo experiência considerável na sua utilização em contexto clínico. Consiste na redução da temperatura corporal para valores entre 33 e 34ºC durante 72 horas, seguida de um reaquecimento progressivo. No momento actua...
Introdução: Desde 1989 que em Portugal as taxas de mortalidade materna, perinatal e neonatal apresentam uma diminuição significativa, em parte devido à rede perinatal implementada. Auditorias às condições existentes nos diferentes níveis de cuidados constituem um instrumento fundamental para identificar desvios da normalidade definida e podem ser um contributo para a melhoria de cuidados. Objectivos: Conhecer a...
A incongruência entre as caraterísticas dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice. A disseminação extensiva destes model...
A avaliação da competência tática é um tema importante para treinadores e investigadores. As suas finalidades têm mais probabilidades de ser alcançadas se os seus processos estiverem conectados aos objetivos/conteúdos de ensino/treino e aos comportamentos dos jogadores no jogo. Com estas preocupações foram desenvolvidos e validados alguns instrumentos de avaliação de entre os quais se destacam o Team Sports Per...
Introdução: Jogadores tacticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e local certos e são capazes de transformar as decisões tomadas em acções eficazes. Segundo esta perspectiva, a organização eficaz do processo de ensino/treino requer o conhecimento tão preciso quanto possível, não apenas da performance motora dos praticantes, mas também do conhecimento que possuem acerca...
A incongruência entre as características dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice. A disseminação extensiva destes mode...
A avaliação da competência táctica é um tema importante para treinadores e investigadores. As suas finalidades têm mais probabilidades de ser alcançadas se os seus processos estiverem conectados aos objectivos/conteúdos de ensino/treino e aos comportamentos dos jogadores no jogo. Com estas preocupações foram desenvolvidos e validados alguns instrumentos de avaliação de entre os quais se destacam o Team Sports P...
Introdução: Jogadores tacticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e local certos e são capazes de transformar as decisões tomadas em acções eficazes. Segundo esta perspectiva, a organização eficaz do processo de ensino/treino requer o conhecimento tão preciso quanto possível, não apenas da performance motora dos praticantes, mas também do conhecimento que possuem acerca...
1. Jogadores taticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e no local certos, sendo, também, capazes de transformar as decisões tomadas em ações eficazes. De acordo com esta perspetiva, a otimização do processo de ensino/treino requer o conhecimento, tão preciso quanto possível, não apenas da competência de jogo dos praticantes, mas também do que sabem acerca do “que fazer...
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