Autor(es):
Quina, João do Nascimento
; Graça, A.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6952
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Descrição
A incongruência entre as características dos modelos de ensino tradicionais e as teorias mais recentes do ensino e da aprendizagem tem impulsionado investigadores e treinadores desportivos a desenvolver novos modelos de ensino, dos quais se destacam: Sport Education, Teaching Games for Understanding, Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, Escola da Bola e Play Practice.
A disseminação extensiva destes modelos de ensino ainda está longe de se verificar tanto nas escolas como nos clubes. No entanto, para que as ideias inovadoras dos modelos se afirmem, muitos caminhos há ainda a percorrer. Um deles parece ser a combinação de modelos e o alargamento do seu campo de aplicação à variedade de jogos desportivos.
O presente trabalho tem por objectivo apresentar uma proposta de instrução híbrida, concebida a partir dos modelos de Educação Desportiva e de Competência nos Jogos de Invasão, direccionada para o ensino do jogo de futebol em contexto de escola de futebol.
A proposta em análise: comunga do mesmo núcleo de preocupações dos modelos que lhe deram origem (o jogo como um espaço de problemas, a importância da compreensão, da tomada de decisão e da consciência táctica, o atleta como construtor activo da sua aprendizagem); assenta na concepção de que a aprendizagem do jogo formal (11x11) se processa por aproximação gradual através do encadeamento de formas mais simples de jogo - as designadas formas básicas de jogo (FBJ); visa o desenvolvimento da competência táctica dos praticantes; está organizada em cinco etapas (construção do jogo a 3, a 5, a 7, a 9, a 11).
Os conteúdos de ensino explícito são, em todas as etapas, os princípios do jogo: os princípios fundamentais (penetração, cobertura ofensiva, mobilidade, espaço, contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração) e os princípios específicos de organização colectiva definidores do modelo de jogo que se pretende ver jogado.
O desenvolvimento da competência táctica dos jogadores em cada etapa faz-se através da articulação coerente de três tipos de exercitação de complexidade e abrangência diferentes: a FBJ, as formas parciais de jogo (FPJ) e as tarefas baseadas no jogo (TBJ).
O conteúdo explícito da instrução centrada na resolução de problemas do jogo, incide sobre: a definição dos objectivos e resultados a atingir; a identificação/clarificação de princípios e regras de acção; a adequação das acções táctico-técnicas aos contextos de jogo. Privilegia-se o questionamento e a descoberta guiada.
A avaliação das aprendizagens está alinhada com os objectivos e os conteúdos de ensino. É realizada nas FBJ e FPJ através do recurso a instrumentos flexíveis com duas dimensões de análise (tomada de decisão e eficácia motora) e oito categorias (os princípios fundamentais do jogo).