Document details

Competências emocionais: uma questão de género?

Author(s): Antão, Celeste cv logo 1 ; Veiga-Branco, Augusta cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6874

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Competência emocional; Género; Ensino superior


Description
Assume-se a relação entre as respostas emocionais expressas pelos estudantes, os seus modelos funcionais cognitivos e aprendizagem (Ruthig et al., 2008) e 0 fundamento para os objectivos desta pesquisa: Primeiro, conhecer 0 nível das capacidades do perfil de Competência Emocional (C.E.) dos estudantes do ensino superior, e posteriormente estudar essas diferenças entre géneros, ao nível das capacidades do seu perfil de C.E. Este estudo de caráter quantitativo e descritivo, foi levado a cabo numa amostra não probabilistica "acidental" constituída par 438 estudantes, 0 Instrumento de Recolha de Dados utilizado foi a "Escala Veiga de Competência Emocional" (EVCE), instrumento desenvolvido por Veiga-Branco (2004a, b). Os resultados mostram que mais de 50% dos estudantes registam um nível acima do moderado nas capacidades: Auto consciência, Empatia e Gestão das emoções em grupo. Todavia, a maioria regista valores abaixo do moderado nas capacidades Gestão de emoções e Auto motivação.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU