Document details

O Facebook como plataforma de suporte à aprendizagem da Biologia

Author(s): Minhoto, Paula cv logo 1 ; Meirinhos, Manuel cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6179

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Web 2.0; Facebook; Colaboração; Wikis


Description
A rentabilização das múltiplas potencialidades das ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0 permite alterar completamente o paradigma do processo de ensino-aprendizagem que, de essencialmente transmissivo, pode passar a participativo, aumentando a envolvência dos alunos e atribuindo-lhes um papel fundamental na sua aprendizagem e na dos seus pares. Este trabalho pretende avaliar as potencialidades de um serviço de rede social, Facebook, no desenvolvimento das competências previstas pelo programa da disciplina de Biologia do 12.º ano. Os quinze alunos da turma utilizaram, durante dez semanas, as várias ferramentas disponibilizadas ou incorporadas na rede social para partilhar conteúdos, discutir temas em fóruns, comentar notícias e, utilizando wikis, construir conhecimento de forma colaborativa. O envolvimento dos alunos no processo foi avaliado recorrendo aos registos da própria rede social e através de um inquérito por questionário e entrevista finais.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU