A prática supervisionada é um momento em que o ensino universitário com a sua própria identidade. O presente artigo deriva de um projeto no ano letivo de 2011/2012 durante uma estadia de pesquisa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Esta estadia foi possível graças a aprovação do Plano de Pesquisa da Universidade de Jaén (Ação 13). O objetivo deste estudo foi explorar ...
Resumo: Com este estudo pretende-se fazer uma radiografia para procurar saber qual o nível de penetração do software livre em três agrupamentos de escolas do Distrito de Bragança. Analisou-se o software existente nos três Agrupamentos e recorreu-se a entrevistas aos diretores e coordenadores TIC de três Agrupamentos do Distrito de Bragança. Fez-se também um inquérito aos professores dessas escolas, procurando o...
O advento dos “nativos digitais” e da geração NET, com novas formas de aceder à informação, novas formas de comunicar e de se relacionar, assentes nas redes virtuais, tem colocado algumas questões e problemas a uma sociedade muito assente no modelo de relacionamento presencial. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar e compreender o uso que as crianças fazem da internet. Foi realiza...
Com este trabalho pretende apresentar-se a dinâmica de envolvimento dos membros da comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores da disciplina de Educação visual e Tecnológica. Pesquisamos o envolvimento dos membros, a partir da regularidade e frequência de part...
Neste trabalho procura fazer-se uma abordagem à fundamentação teórica dos PLE, ao seu conceito e elementos constituintes. Com base no contexto teórico desenvolveu-se um projeto de implementação de um PLE, numa turma do 12º ano de um curso profissional de Técnico de Gestão e Equipamentos Informáticos, na disciplina de Sistemas Digitais. Para o desenvolvimento do PLE utilizou-se como suporte a plataforma da Web 2...
Os projetos um computador por criança a nível mundial, tal como o projeto Magalhães em Portugal apresentam normalmente duas finalidades: combater a infoexclusão e contribuir para a alteração de práticas pedagógicas, inovando com recurso às TIC. Por vários motivos, a alteração de práticas não se tem revelado uma tarefa fácil para os docentes. Neste trabalho preocupámo-nos com a identificação de factores restriti...
Nas duas últimas décadas a sociedade em geral evoluiu a um ritmo alucinante em termos de tecnologia, a escola não pode ficar indiferente a esta realidade, o processo ensino aprendizagem é hoje realizado de forma diferente que há vinte anos atrás, tudo mudou: a postura do aluno, a postura do professor, a tecnologia ao dispor de todos os intervenientes neste processo. Se assim é porque não aproveitar todas as pot...
As evoluções ocorridas nas últimas décadas ao nível da tecnologia têm definido a sociedade atual em que vivemos, onde muitos são aqueles que têm estudado as alterações que as TIC provocaram no nosso dia-a-dia, na comunicação, interação e aprendizagem. Alguns chegam a comparar esta transformação tecnológica a momentos marcantes na história da humanidade, tais como a revolução agrícola ou industrial. De facto, e...
A sociedade do séc. XXI caracteriza-se, entre outros aspetos, pelas transformações rápidas, pelo grande fluxo de informações e pela complexidade das relações entre as pessoas. A escola como parte integrante da sociedade acompanha estas mudanças e tem, neste momento, características novas, que é necessário equacionar na definição de estratégias de ensino que levem a aprendizagens signif...
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