Document details

Contratualização da autonomia das escolas: percursos e sentidos de um processo ...

Author(s): Ferreira, Henrique da Costa cv logo 1 ; Formosinho, João cv logo 2 ; Fernandes, António Sousa cv logo 3 ; Machado, Joaquim cv logo 4

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4558

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Autonomia; Contrao; Governação; Organização-Escola


Description
O conceito de autonomia adquiriu significações diversas, em Portugal, ignorando, muitas vezes, a sua origem sócio-histórica, a especificidade constitucional legal da administração pública e educacional portuguesas e a necessária vinculação do conceito e das práticas de autonomia aos princípios do projecto educacional da sociedade e do serviço público de educação, em particular. Neste artigo, tenta-se reconstituir genericamente a história recente do conceito de autonomia das escolas, o seu enquadramento em termos de administração pública e ainda problematizar a celebração dos primeiros contratos de autonomia.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU