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Novos públicos no Ensino Superior: perceções e expectativas dos docentes

Author(s): Lopes, Rui Pedro cv logo 1 ; Mesquita, Cristina cv logo 2

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/11008

Origin: Biblioteca Digital do IPB


Description
As políticas educativas em Portugal têm incentivado a integração de novos públicos no ensino superior, criando novas oportunidades pelo alargamento da oferta formativa, através de Cursos de Especialização Tecnológica [CET]. Os CET foram criados como forma de colmatar as elevadas taxas de abandono escolar ao nível do ensino secundário, potenciando a entrada dos jovens no mercado de trabalho. A criação destes cursos expressa a ideia de democratização do acesso ao ensino superior para os jovens que, não tendo concluído com sucesso o ensino secundário, tenham a oportunidade de se integrar na vida académica ou profissional através da obtenção de um diploma desta natureza. A preocupação com a qualidade do ensino superior tem incentivado os docentes a investirem na sua formação levando-os a obter graus académicos elevados. Nesta perspetiva, questiona-se a forma como estes docentes podem contribuir para a qualidade formativa destes novos públicos. Tendo em consideração este enquadramento, o presente estudo centra-se na problemática da integração dos alunos dos CET, analisando o perfil dos docentes, as suas expectativas e o seu grau de satisfação pedagógica. A recolha de dados foi realizada através de inquéritos aplicados aos docentes, procurando relevar diferenças a nível de desempenho pedagógico e científico, métodos de ensino e aprendizagem, motivação e alternativas de avaliação. A percentagem de horas de contato bem como a tipologia de aulas é substancialmente diferente das licenciaturas e mestrado, justificando uma análise pormenorizada das diferenças e da forma como a formação é instanciada.
Document Type Other
Language Portuguese
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