Author(s):
Martins, Cláudia
; Alves, Paulo Jorge
; Lucas, Susana
; Veiga-Branco, Augusta
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10866
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Competências emocionais; Violência conjugal; Vítimas
Description
A Inteligência Emocional (QE) alcançou, nas últimas três décadas, uma incontornável notoriedade no contexto da investigação psicológica (Joseph & Newman, 2010). Destaca-se, neste contexto, o trabalho de Daniel Goleman que promoveu esta linha de investigação, afirmando o reconhecimento das emoções, a sua catalogação e evocação como o primado da Inteligência Emocional (Goleman, 2003). Neste sentido, o espaço de intervenção da Inteligência Emocional afirma-se no contexto da violência conjugal enquanto mecanismo preventivo de conflitos, fomentando competências emocionais, tanto nas vítimas como nos agressores. Este estudo procurou verificar a existência de relações entre as capacidades de reconhecimento, discriminação e gestão das emoções em mulheres vítimas de violência conjugal. Foram avaliadas 32 vítimas de violência conjugal, em contexto de apoio no Gabinete de Apoio à Vítima, na APAV-Porto, através da aplicação de um Questionário do Historial de Comportamentos Violentos, o Inventário de Violência Conjugal (Machado, Matos & Gonçalves, 2006) e a Escala Veiga de Competência Emocional (Veiga Branco, 2005). Os resultados apontam para uma relação moderada, com sentido negativo, entre as capacidades de discriminação e gestão das emoções e os comportamentos fisicamente abusivos, permitindo concluir que níveis mais baixos de capacidades de reconhecimento, gestão e discriminação das emoções se relacionam com maior impacto de vitimação e maior frequência dos crimes.