Document details

Emoções positivas, bem-estar e saúde: um estudo com professores

Author(s): Correia, Ana Almeida cv logo 1 ; Veiga-Branco, Augusta cv logo 2 ; Nogueira, João cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10864

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Emoções positivas; Bem-estar subjetivo; Saúde


Description
Parte-se do conceito de emoção positiva, vivenciada em contextos, cuja experiência subjetiva é autopercebida como bem-estar (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000), razão porque é considerada aqui como promotora de Saúde. Assim, este estudo de carácter qualitativo organiza, com uma “teoria fundamentada nos dados”, as entrevistas semi-estruturadas, numa amostra intencional de 60 professores. Os conteúdos discursivos obtidos foram submetidos a análise de conteúdo, de onde emergiu uma “árvore categorial“ com 3 gerações, em torno das atividades proporcionadoras de emoções positivas. As atividades identificadas como proporcionadoras de emoções positivas agregam uma árvore de 13 categorias, que serão apresentadas por ordem decrescente de unidades discursivas: “Amor”, “Amigos” “Sentir a Natureza”, “Família”, “Fare Niente”, “Pé Fora da Porta”, “Musicalidade”, “Dormir”, “Leituras”, “Trabalhar no que se gosta”, “Conviver”, “Banho” e finalmente, a categoria “Ter Dinheiro”. Conclui-se que seria possível proporcionar o desenvolvimento de atividades em ambiente laboral, no sentido de vivenciar o bem-estar subjetivo.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU