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Efeitos da formação em educação emocional nas competências emocionais de profe...

Autor(es): Correia, Ana Almeida cv logo 1 ; Veiga-Branco, Augusta cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10854

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação emocional; Formação de professores; Competência emocional


Descrição
O presente estudo parte do reconhecimento da simbiose entre os conceitos de Educação Emocional (Bisquerra, 2000; Veiga Branco 2004, 2005, 2007) e da Competência Emocional (Saarni, 1997, 2000; Bisquerra y Pérez, 2007) no sentido de capacitar os sujeitos para o desenvolvimento das suas competências emocionais. Assim, o que aqui se assume como objetivo, é reconhecer os efeitos da formação em Educação Emocional, relativamente a uma amostra de 35 professores do ensino secundário do norte e sul de Portugal, através das unidades discursivas obtidas a partir das respostas a um guião de entrevista (Tuckman, 2000). Os resultados expõem uma árvore categorial com 4 categorias primárias e 10 secundárias que apresentam efeitos intra e interpessoais expressivos das reflexões pós formação, e da consequente preparação pessoal na aplicação das estratégias aprendidas. Em conclusão, verifica-se a corroboração da proposta inicial segundo o modelo aplicado na formação mas não exatamente como é teoricamente formulado.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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