Document details

Estilos e percepções dos alunos sobre ensino e aprendizagem da Matemática

Author(s): Morais, Carlos cv logo 1 ; Miranda, Luísa cv logo 2

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/1079

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Estilos de aprendizagem; Percepções


Description
Admitimos que os estilos de aprendizagem dos alunos podem influenciar a sua percepção acerca dos aspectos essenciais para aprender e ensinar Matemática. Neste sentido, através da aplicação do questionário CHAEA, adaptado para língua portuguesa, identificamos os estilos preferenciais de aprendizagem de uma amostra de alunos do ensino superior, em função dos estilos: activo, reflexivo, teórico e pragmático. Através de um questionário construído para o efeito identificamos as percepções desses mesmos alunos relativamente aos aspectos que consideram essenciais para o ensino e aprendizagem da Matemática. Posteriormente relacionamos os estilos de aprendizagem dos alunos com as opiniões relativas aos aspectos considerados. Dos aspectos associados ao ensino e aprendizagem da Matemática, os alunos realçam: as qualidades pessoais do professor, as atitudes do professor, as estratégias, as atitudes dos alunos, o conhecimento relativo à Matemática e sua utilização.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU