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Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensa...

Autor(es): Gonçalves, Adorinda cv logo 1 ; Sanches, Angelina cv logo 2 ; Martins, Cristina cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10413

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Processo de Bolonha; Iniciação à prática profissional; Supervisão


Descrição
No quadro do Processo de Bolonha, na formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico é enfatizada a componente de iniciação à prática profissional. A reflexão sobre esta desafia-nos a averiguar as representações que os futuros professores/educadores possuem sobre as caraterísticas e papéis dos contextos e intervenientes nela envolvidos. É nossa intenção primordial, como formadoras, obter contributos que nos conduzam a repensar a organização e funcionamento da iniciação à prática profissional, e, desta forma, ajudar à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros educadores e professores. Tendo por base um estudo de natureza interpretativa, pretendemos apresentar as representações dos alunos da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados profissionalizantes, em funcionamento na Escola Superior de Educação de Bragança, acerca das unidades curriculares de iniciação à prática profissional, do processo de supervisão e dos atores que lhe estão associados. Os resultados do estudo mostraram que, apesar duma avaliação positiva, os alunos reconhecem a importância destas unidades curriculares para a sua formação, pretendendo uma maior carga horária e uma maior interação com os supervisores e com os contextos de trabalho.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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