Considerando os desafios e responsabilidades com que os educadores de infância/professores hoje se confrontam e, considerando ainda, que os avanços científicos que vêm ocorrendo nas últimas décadas fundamentam e alertam para a importância decisiva que as aprendizagens realizadas na Infância assumem nos processos de desenvolvimento subsequentes, compreende-se a urgência em aprofundar a reflexão sobre a sua forma...
No quadro do Processo de Bolonha, na formação inicial dos educadores de infância e professores do ensino básico é enfatizada a componente de iniciação à prática profissional. A reflexão sobre esta desafia-nos a averiguar as representações que os futuros professores/educadores possuem sobre as caraterísticas e papéis dos contextos e intervenientes nela envolvidos. É nossa intenção primordial, como formadoras, ob...
A presente comunicação decorre de um estudo para doutoramento (2012) e centra-se na reflexão acerca das perspetivas que informam e determinam a natureza e a qualidade da intervenção educativa e da formação profissional em educação de infância. O enquadramento teórico assenta numa perspetiva epistemológica de matriz complexa e sistémica que procura articular, de forma coerente, problemáticas relativas aos desafi...
A presente comunicação decorre de um estudo para doutoramento realizado na Universidade de Aveiro (2012) e que teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento acerca da natureza e qualidade dos saberes básicos a promover na educação pré-escolar e das competências reconfiguradoras do perfil de desempenho profissional dos educadores de infância para que, em articulação com a família das crianças, se tornem...
Na sequência do processo de Bolonha, a habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e ensino dos 1.º e 2.º ciclos é conferida através de uma Licenciatura em Educação Básica e de um subsequente mestrado em ensino, introduzindo profundas alterações em relação ao modelo anterior. Este novo modelo de formação valoriza a dimensão do conhecimento disciplinar, da fundamentação da prática de ensino ...
Considerando os desafios e responsabilidades com que os educadores de infância/professores hoje se confrontam e, considerando ainda, que os avanços científicos que vem ocorrendo nas ultimas décadas fundamentam e alertam para a importância decisiva que as aprendizagens realizadas na infância assumem nos processos de desenvolvimento subsequentes, compreende-se a urgência em aprofundar a reflexão sobre a sua forma...
A presente comunicação inscreve-se no processo de reflexão acerca das dinâmicas de interação a promover entre a família e a instituição (pré) escolar para que as crianças possam experienciar um projeto formativo integrado e potencialmente facilitador da construção de saberes considerados fundamentais para uma cidadania e aprendizagem bem sucedidas ao longo da vida. Refere-se a um estudo em que um dos seus prin...
A presente comunicação centra-se na reflexão acerca dos processos de (inter)ação dos contextos que, nas sociedades contemporâneas, constituem os pilares principais do desenvolvimento e construção identitária da criança - a família e a escola, incidindo mais especificamente sobre a etapa pré-escolar. Refere-se a um estudo que teve como principal objetivo analisar as representações dos educadores de infância e do...
O atual quadro de mudança suscita importantes questões a respeito da direção que a educação da primeira infância deve tomar e das áreas que deve privilegiar (Unesco, 2007) para que as crianças possam beneficiar de oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem de qualidade. Por conseguinte, as oportunidades educativas de que beneficiam as crianças, não podem deixar de estar entre as inquietações e reflexões...
No âmbito do Processo de Bolonha verificou-se uma reorganização da formação inicial dos educadores de Infância e professores do ensino básico e secunda rio. Assim, a formação passou a ser feita em dois ciclos: a licenciatura em Educação Básica, de caráter não profissionalizante e com um perfil de formação alargado, a que se segue um mestrado profissionalizante num determinado nível de educação ou ensino.
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