Detalhes do Documento

Utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra por alunos do 3º Ciclo do...

Autor(es): Cadavez, Cristina Maria Pinto de Freitas cv logo 1 ; Morais, Carlos cv logo 2 ; Cadavez, Vasco cv logo 3 ; Miranda, Luísa cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10401

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Aprendizagem; Ensino; Geometria; GeoGebra


Descrição
As TIC estão em todos os ramos de atividade e em particular na educação. Tendo em conta as potencialidades das TIC, desenvolveu-se uma investigação no contexto de ensino formal da matemática. O principal objetivo da investigação foi estudar as perceções de alunos, do 3.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a estratégia de ensino e aprendizagem suportada pela utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. O trabalho experimental decorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, com uma turma do 8.º ano de escolaridade de uma escola pública do Norte de Portugal. A investigação é de natureza mista, qualitativa e quantitativa. O instrumento de recolha de dados foi o questionário. Dos resultados destaca-se que os alunos reconhecem que com a utilização do Geogebra ficam mais motivados, melhoram o seu desempenho e o interesse pela disciplina, considerando que as aulas são mais dinâmicas, menos monótonas e as tarefas realizam-se mais facilmente.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia