Document details

Raciocínios de estudantes do ensino superior na resolução de tarefas sobre matr...

Author(s): Barros, Paula Maria cv logo 1 ; Araújo, Cláudia Mendes cv logo 2 ; Fernandes, José António cv logo 3

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10045

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Álgebra Linear; Matrizes; Raciocínios; Ensino superior


Description
No presente texto estudam-se os raciocínios desenvolvidos por estudantes do ensino superior na resolução de uma tarefa sobre matrizes, com particular ênfase nos erros e dificuldades por eles revelados. Participaram no estudo trezentos estudantes do ensino superior politécnico de vários cursos de engenharia, que se encontravam a frequentar a unidade curricular de Álgebra Linear e Geometria Analítica do 1.º ano dos respetivos cursos. Inserido na avaliação, depois de abordados os diferentes temas da unidade curricular, os estudantes realizaram no ano letivo 2011/2012 vários trabalhos sobre esses temas, um dos quais incluía uma questão sobre matrizes, que é aqui estudada. Dos resultados obtidos conclui-se que os estudantes demonstraram dificuldades consideráveis na resolução da tarefa proposta, evidenciando-se também que a ausência de conhecimentos sobre lógica clássica induziu a que os alunos justificassem a sua resposta de forma incorreta.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU