No presente texto estudam-se os raciocínios desenvolvidos por estudantes do ensino superior na resolução de uma tarefa sobre matrizes, com particular ênfase nos erros e dificuldades por eles revelados. Participaram no estudo trezentos estudantes do ensino superior politécnico de vários cursos de engenharia, que se encontravam a frequentar a unidade curricular de Álgebra Linear e Geometria Analítica do 1.º ano d...
No presente texto estudam-se os raciocínios desenvolvidos por estudantes do ensino superior na resolução de uma tarefa sobre matrizes, com particular ênfase nos erros e dificuldades por eles revelados. Participaram no estudo trezentos estudantes do ensino superior politécnico de vários cursos de engenharia, que se encontravam a frequentar a unidade curricular de Álgebra Linear e Geometria Analítica do 1.º ano d...
A álgebra linear encontra-se subjacente a quase todos os domínios da matemática e até mesmo de outras áreas, como as ciências da computação, a engenharia e a física, entre outras. Assim, é perfeitamente natural que as suas temáticas, para além de serem abordadas no ensino básico ou secundário (sistemas de equações lineares e algumas noções sobre vetores), tenham uma presença significativa em muitos cursos do en...
No presente texto estudam-se os raciocínios desenvolvidos por estudantes do ensino superior na resolução de uma tarefa sobre matrizes, com particular ênfase nos erros e dificuldades por eles revelados. Participaram no estudo trezentos estudantes do ensino superior politécnico de vários cursos de engenharia, que se encontravam a frequentar a unidade curricular de Álgebra Linear e Geometria Analítica do 1.º ano d...
Os sistemas de equações lineares têm um papel fundamental tanto dentro da própria disciplina de matemática como no apoio a outras ciências, pois muitos dos problemas que nos surgem, nos mais variados contextos, requerem a discussão e resolução de sistemas de equações lineares. Essa relevância é reafirmada pela sua presença nos programas oficiais de matemática, a partir do terceiro ciclo do ensino básico, e pelo...
O Scratch (cujo slogan é: imagina, programa, partilha) é um ambiente gráfico de programação inovador, concebido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que torna a programação mais cativante e acessível às crianças, e a todos os que não possuem competências nessa área. O nome Scratch provém da técnica de scratching usada pelos DJs do hip-hop, que giram os discos de vinil para trás e para diante com as ...
Numa investigação sobre o ensino e aprendizagem de álgebra Linear, em que um dos objetivos era identificar os erros e dificuldades sentidos pelos estudantes, propuseram-se algumas questões sobre sistemas de equações lineares a estudantes de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular álgebra linear e geometria analítica. Neste texto, faz-se uma breve exposição dos resultados ...
Numa investigação sobre o ensino e aprendizagem de álgebra Linear, em que um dos objetivos era identificar os erros e dificuldades sentidos pelos estudantes, propuseram-se algumas questões sobre sistemas de equações lineares a estudantes de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular álgebra linear e geometria analítica. Neste texto, faz-se uma breve exposição dos resultados ...
Os sistemas de equações lineares têm uma importância fundamental tanto dentro da própria disciplina de matemática como no apoio a outras ciências, pois diversos problemas requerem a discussão e resolução de sistemas de equações lineares. Essa relevância é reafirmada pela sua presença nos programas oficiais de Matemática a partir do terceiro ciclo do ensino básico e pelo aprofundamento do tema em diversos cursos...
Numa investigação sobre o ensino e aprendizagem de álgebra Linear, em que um dos objetivos era identificar os erros e dificuldades sentidos pelos estudantes, propuseram-se algumas questões sobre sistemas de equações lineares a estudantes de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular álgebra linear e geometria analítica. Neste texto, faz-se uma breve exposição dos resultados ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |