Detalhes do Documento

Sistemas de equações lineares com exatamente três soluções... será que existem?!

Autor(es): Barros, Paula Maria cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2 ; Araújo, Cláudia Mendes cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10043

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Sistemas de equações lineares; Erros e dificuldades; Ensino superior


Descrição
Os sistemas de equações lineares têm uma importância fundamental tanto dentro da própria disciplina de matemática como no apoio a outras ciências, pois diversos problemas requerem a discussão e resolução de sistemas de equações lineares. Essa relevância é reafirmada pela sua presença nos programas oficiais de Matemática a partir do terceiro ciclo do ensino básico e pelo aprofundamento do tema em diversos cursos de Licenciatura do ensino superior, como é o caso dos cursos de Engenharia ao incluírem unidades curriculares de Álgebra Linear ou similares. Porém, a partir de diversos trabalhos de investigação, pode-se concluir que existem várias dificuldades relacionadas com a aprendizagem dos sistemas de equações lineares nos diferentes níveis de ensino e que, inclusivamente, para muitos estudantes, a solução de um sistema de equações lineares encontra-se destituída de significado. Partindo do pressuposto de que conhecer os erros e dificuldades dos alunos é uma mais valia para o professor, pois desta forma pode programar tarefas que visem essas dificuldades e que contribuam para uma discussão e reflexão sobre os erros, realizou-se uma análise dos raciocínios utilizados por estudantes do ensino superior, que estavam a frequentar uma unidade curricular de Álgebra Linear, na resolução de questões envolvendo sistemas de equações lineares. Nesta comunicação pretende-se retratar algumas das dificuldades identificadas nesse estudo e fazer algumas reflexões sobre o ensino desta temática.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia