Detalhes do Documento

Uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses

Autor(es): Cardoso, Paulo Ribeiro cv logo 1 ; Costa, Helda Sofia cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/907

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): valores; jovens consumidores; List of Values; values; young consumers


Descrição
Este estudo faz uma análise dos valores dos jovens consumidores portugueses tendo como base a escala List of Values – LO V (Kahle et al., 1986). A administração da escala a uma amostra de estudantes universitártios permitiu verificar que os valores “Ser respeitado”, “Auto-respeito”, “Sentido de realização” e “Auto-realização” foram aqueles que mereceram classificações mais altas. Através da análise de componentes principais extraíram-se duas dimensões da escala: “Valores orientados para si próprio” e “Valores sociais”. Os indivíduos do sexo masculino atribuem mais importância a valores sociais como “Excitação” e “Divertimento e prazer na vida”, enquanto que os indivíduos do sexo feminino se identificam com valores orientados para si próprio, concretamente “Auto-realização”. This study analyses the values of Portuguese young consumers using the List of Values scale – LO V (Kahle et al., 1986) with a sample of college students. Findings show that the values “Being well respected”, “Self-respect”, “Sense of accomplishment” and “Self-fulfilment” had higher means. Through principal component analysis, two dimensions were extracted: self oriented values and social values. Male consumers give more importance to social values as “Excitement”, and “Fun and enjoyment in life”, while female consumers are more identified with self-oriented values, as “Self-fulfilment”.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia