Detalhes do Documento

Análise de uma estratégia universitária na adaptação aos requisitos de Bolonha

Autor(es): Fonseca, Ana cv logo 1 ; Manso, Conceição cv logo 2 ; Vasconcelos, José Braga de cv logo 3 ; Tuna, Sandra cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/1301

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Processo de Bolonha; Ensino superior; Bologna process; Higher education


Descrição
O Processo de Bolonha implicou, a nível Europeu, alterações em todas as instituições de ensino superior. Neste artigo analisa-se a estratégia de adaptação seguida pela Universidade Fernando Pessoa, tanto ao nível institucional como pedagógico. Inclui-se também a percepção que a comunidade académica teve ao fim de dois anos lectivos da efectiva implementação do referido Processo. A análise permite concluir que, pese embora a necessidade/possibilidade de melhorar/optimizar os métodos e estratégias aplicados, o balanço até ao momento é francamente positivo. The Bologna process has involved a lot of changes in all European institutions of higher education. The present article analyses the strategy adopted by Universidade Fernando Pessoa in this process, which implied both institutional and pedagogical reforms. It also includes the perception of the academic community regarding this new system, two years after its implementation. It is possible to conclude that, even though there is room and need for improvement in both the methods and strategies adopted, the result is clearly favourable.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia