Author(s):
Jacinto, Mafalda Nascimento Miranda Correia
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6290
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Restauração; Plano de Marketing; Serviços; 7 P’s; Action Research; Restaurant; Restaurants Sector; Marketing Plan; Services
Description
Mestrado em Marketing Este trabalho de projecto tem como objectivo redefinir a estratégia do
restaurante “O Polícia” através da elaboração de um plano de marketing. “O Polícia”
actua no mercado há mais de cem anos, mas tem vindo a debater-se nos últimos três
anos com uma quebra crescente dos lucros.
Neste projecto foi utilizada como metodologia o action research, procurando-se
desenvolver um trabalho de pesquisa em ligação estreita com as actividades do
restaurante, e ao mesmo tempo efectuando a recolha de dados primários e secundários.
Aos clientes do restaurante foi aplicado um inquérito de qualidade com base no
modelo de SERVQUAL de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). E foram procedidas
entrevistas semi-estruturadas e de carácter informal aos trabalhadores da empresa.
Regra geral, concluiu-se níveis de satisfação positivos por parte dos clientes, chamando
à atenção para a necessidade de restruturação de alguns tangíveis do restaurante, e
também ao nível das relações públicas e gestão de clientes.
Este trabalho permitiu concluir que o IVA é um dos factores mais prejudiciais do
restaurante em termos financeiros. Para além disso torna-se necessário apostar cada vez
mais no segmento turístico. A estratégia formulada neste planeamento de marketing
prevê uma actividade intensiva ao nível do mix promocional, nomeadamente dos media
online, em que “O Polícia” se pretende posicionar como um restaurante tradicional e de
elevada qualidade, onde os sabores são centenários e originais.
Por último, este planeamento de marketing vem demonstrar o potencial do sector
de restauração, onde as actividades de marketing e comunicação muitas vezes se
encontram ausentes, e são cada vez mais imprescindíveis. The purpose of this project is to redefine the restaurant “O Polícia” (The
Policeman) strategy, by building a marketing plan. “O Polícia” has been in the market
for over one hundred years, but has been struggling in the last three years with the
continuous decreasing of its profits.
Action research was the leading methodology, as it was sought to develop an
intimate work between the research itself and the restaurant own activities, at the same
time gathering primary and secondary data.
To the restaurant clients was applied a quality survey based on SERVQUAL
model from Parasuraman, Zeithaml and Berry (1988). And there were also undertaken
semi-structured and informal interviews to the restaurant staff. In a general manner, the
results revealed positive levels of satisfaction from the clients, highlighting the
necessity of some restructuration on physical evidence as well as in public relations and
client’s management.
This work has allowed the conclusion that the VAT (Value Added Tax) is one of
the most prejudicial factors affecting the business financially. Nevertheless, it is
increasingly important to invest on the touristic segment. The strategy formulated in this
marketing plan expects an intensive activity mostly on the promotional mix, namely the
online media, and aims to place “O Polícia” in the market as a traditional restaurant of
high quality, where flavors are centenary and unique.
Finally, this marketing planning demonstrates the enormous potential of the
restaurants sector, where marketing and communication activities many times are
absent, though they are extremely more and more essential nowadays.