Author(s):
Costa, Catarina Maia da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6269
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Venda a retalho; Auditoria; Sistemas de segurança alimentar; Non-compliance; auditing; food safety systems
Description
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária Todo o setor da distribuição de géneros alimentícios, onde se insere o comércio de venda a retalho, encontra-se muito próximo do consumidor final, desenrolando um papel fundamental na promoção da saúde pública. Para cumprir com esse compromisso, dar observância às obrigações legais e ainda garantir o sucesso e sobrevivência da atividade face às crescentes exigências dos consumidores, torna-se imprescindível a implementação de sistemas de segurança alimentar.
O presente relatório pretendeu verificar e analisar o cumprimento dos requisitos definidos no sistema de segurança alimentar implementado em supermercados pertencentes a uma empresa da grande distribuição, com vista à sua melhoria. Para tal, procedeu-se à realização de auditorias internas com base em listas de verificação criadas para o efeito, seguindo-se o delineamento de medidas corretivas e preventivas para as não conformidades detetadas. Complementarmente, procurou-se tirar ilações das dificuldades encontradas quer no grande quer no pequeno comércio.
No decorrer do estudo foram detetadas não conformidades a vários níveis, destacando-se as questões de rotulagem, controlos internos e manutenção como as de mais difícil implementação e cumprimento. Contudo, o total de requisitos conformes obtidos foram na generalidade aceitáveis, o que evidencia a adequação e funcionalidade do sistema de segurança alimentar implementado.
A comparação entre os resultados obtidos nas lojas associadas a grupos de grande distribuição e os restantes formatos permitiu demonstrar que as primeiras apresentam maior facilidade em cumprir com os requisitos impostos, por diversos motivos como fatores económicos, formação eficaz dos colaboradores e existência de pessoal dedicado exclusivamente a esse efeito. ABSTRACT - All the parties within the distribution sector chain, and namely the retail companies, find themselves very close to the final consumer, playing a decisive role in the public health system. In order to achieve this commitment, in compliance with legal obligations, and simultaneously ensuring the success and endurance of the activity when facing the consumers growing demands, the implementation of food safety systems at this level becomes mandatory.
The present report intents to evaluate the compliance with the principles established in the food safety system vigorating in supermarkets of a given large distribution company, aiming for its improvement. In order to do so, internal auditing was undertaken, based on specifically-designed checklists, and preventive or corrective measures to the identified non-compliances were subsequently defined. Additionally, a comparison between small and large distribution companies was made based on the respective identified main difficulties.
Throughout the auditing process, some non-compliances were pinpointed, at different levels, with special focus on questions of labeling, records and maintenance as the most hard to ensure and correct. Nonetheless, the obtained compliance ratios were, in general, rather acceptable for the audited supermarkets, proving the adequacy and functionality of the food safety system currently implemented.
The comparison made between the results on large and small distribution allowed to demonstrate the greater aptitude shown by the firsts to fulfill with the imposed requirements, for reasons broadening from economic factors to more effective employee training and the presence of food-safety-dedicated technicians amongst the staff.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Ramos, Renato Emiliano Freitas Gonçalves; Ferreira, Marília Catarina Leal Fazeres