Autor(es):
Henriques, Ana Sofia Simões
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6089
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Web 2.0; Medias Sociais; Sítios de Redes Sociais; Conteúdo Geradopelo Utilizador; Social Media; Social Network Sites; User Generated Content
Descrição
Mestrado em Ciências Empresariais Hoje, com a evolução da Internet e com a necessidade de um maior envolvimento das
empresas com os seus clientes, o fenómeno Social Media e em particular Sítios de
Redes Sociais, ganham especial atenção como tópico da agenda de muitas empresas.
Com o aparecimento da Web 2.0, novas plataformas e aplicações surgem, tais como,
Wikis, Redes Sociais, Blogs, Microblogs e mundos virtuais, permitindo aos utilizadores
comunicar, colaborar e partilhar conteúdos. Com esta evolução, o controlo assumido
pelos utilizadores destas plataformas e a facilidade com que comunicam entre si é maior
e sinal de alerta para a forma como devem as empresas agir e se preparar para estarem
presentes nos Social Media. Não basta por isso estar presente, é preciso planear e estar
de forma eficiente. Tendo em vista esta problemática, a questão de investigação do
presente trabalho é “Como se prepara uma empresa para estar presente nos Social
Media?”. Como método de investigação, foi realizado um estudo de caso descritivo e
exploratório, na empresa ABB Portugal. Foram recolhidos dados por meio de
entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação direta. Os resultados
apontam que os Social Media na empresa estudada ainda estão numa fase embrionária e
pouco enraizados na cultura da empresa. Por outro lado, verifica-se que não foi
preparada de forma consciente e eficiente a entrada da empresa nos Social Media,
evidenciando assim a inexistência de uma base estratégica. Today, with the evolution of the Internet and the need for greater involvement of the
companies with their customers, the Social Media phenomenon and specifically the use
of Social Network Sites, gains special attention on entrepreneurial and take up as a
topic on the agenda of many companies. With the advent of Web 2.0, new platforms and
applications appeared, such as Wikis, Social Networks, Blogs, Micro blogs and Virtual
worlds, allowing users to communicate, collaborate, produce and share contents. In
turn, this communication allows users to have an enhanced control of these platforms
and is a warning sign for how companies should act and be prepared to attend the
Social Media arena. Just being present is not enough, and organizations need to plan
strategically in advance and be there in an efficient way. In view of this problem, the
research question of this study is "How to prepare a company to be present in the Social
Media?" As a research method, a descriptive and exploratory case study was conducted
at ABB Portugal. Data was collected through semi-structured interviews, document
analysis and direct observation. The results show that Social Media is still in a very
early stage in the company culture and, that the company hasn’t prepared a conscious
and efficient entry in Social Media, thus revealing the nonexistence of a strategy.