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Responsabilidade social das empresas e os consumidores : a articulação necessária

Autor(es): Marques, Paula Alexandra Monsanto da Silva cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/5056

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Responsabilidade Social Empresarial; Comportamento do Consumidor; Comportamento Socialmente Responsável; Intenção de Compra; Valor Partilhado; Stakeholders; Corporate Social Responsibility; Consumer behaviour; Socially Responsible behaviour,; Buying intention; Shared Value,


Descrição
Mestrado em Marketing A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) veio para ficar e consolida-se como atividade core para o equilíbrio económico de longo prazo, numa era em que os negócios e a sociedade caminham juntos. No entanto, algumas empresas ainda não concretizam a RSE de modo produtivo, pois necessitam definir os pontos de interceção com o seu negócio e compreender a articulação necessária na sua relação com os stakeholders. É especificamente, na ligação com o consumidor, que incide esta investigação, aferindo o estado de arte português sobre o que os inquiridos sabem sobre a RSE, a informação que têm e pesquisam, qual a importância que lhe dão e como se comportam face a empresas que investem e atuam numa estratégia socialmente responsável. Para resposta a estes pontos e com base em estudos anteriores, construiu-se um modelo concetual e formularam-se hipóteses, que foram testadas com base nos dados recolhidos a 370 inquiridos, por aplicação de um questionário online. Deste modo, foi possível verificar que os consumidores portugueses sabem o que é a RSE, concordam que esta é importante para o bem-estar da sociedade, avaliam-na positivamente e estão dispostos a favorecer a empresas socialmente responsáveis, desde que as percecionem como tal e não tenham que ceder perante atributos essenciais, como a qualidade e o preço. Concluiu-se também que é imprescindível que as empresas divulguem ativamente as suas atividades, para que possam ser reconhecidas por estas. Assim, esta dissertação reflete o contributo da autora para a teoria e prática de marketing, aferindo algumas das articulações necessárias para uma estratégia eficaz de RSE e contribuindo para o entendimento sobre o elo entre esta e os consumidores portugueses. Corporate Social Responsibility (CSR) came to stay and consolidates as a core activity for the long-term economic balance, in a time where business and society walk together. However, some companies have not materialized CSR productively yet because they need to define the interception points with their business and understand the necessary articulation in their relation with stakeholders. It's specifically in the link with the customer, which focuses this research, checking the Portuguese state of art about what respondents know about CSR, information and research they have, which relevance they give it and how they behave regarding these companies that invest and act in a social responsible strategy. To address these points and based on previous studies, it was define a Conceptual Model and formulated hypotheses, which were tested based on data collected at 370 respondents, through online survey. Hence, it was possible to conclude that Portuguese consumers know what CSR is, agree that this concept is important for the wellbeing of the society, evaluate it positively and they are willing to go for social responsible companies, as long as they see them as such and don't have to give up on essential factors such as quality and price. It was also concluded that it is essential that companies actively broadcasting their activities, so that they can be recognized. Thus, this paper reflects the author's contribution to the theory and practice of marketing, allowing to conclude some necessary articulations for an effective CSR strategy and contributing to the understanding of the link between CSR and Portuguese consumers.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Brites, Rui
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