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Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Author(s): Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa cv logo 1 ; Placer, Ana Isabel Extremeño; Facultad de Documentación de la Universidad de Alcalá de Henares cv logo 2 ; Costa, António Firmino da; Departamento de Sociologia do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa cv logo 3

Date: 2012

Origin: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

Subject(s): Sociedade do Conhecimento; Ensino Superior; Biblioteca Universitária; Relação Bibliotecário-Docente; Colaboração.


Description
Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docentes e bibliotecários. Apresentamos o estudo de caso realizado no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa analisado segundo uma perspetiva descritivo co-relacional que inclui a descrição dos fenómenos (variáveis) e as suas possíveis relações. Utilizamos metodologias qualitativas e quantitativas, a saber, o Grupo de Discussão (Focus Group) e o inquérito por questionário. Alcançamos um grau de ajuste idóneo entre o Modelo e os dados (CMIN/DF=4.067) e o Modelo explica em 58% a variável dependente, isto é, a disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O nosso Modelo final permite confirmar as relações estabelecidas no Modelo inicial e descobrir um conjunto de relações novas que contribuem para conhecer, com maior profundidade, as dinâmicas estabelecidas entre os vários processos socioculturais (entendidos como variáveis do Modelo) envolvidos nas relações bibliotecários/docentes, assim como identificar os determinantes na disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O Modelo permite-nos concluir que 14% da disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários resulta das características intrínsecas dos docentes (sexo, idade, departamento, grau académico, categoria profissional, antiguidade).
Document Type Article
Language Portuguese
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