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Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docen...


Análise da utilização e da produção científica pela comunidade académica portug...

Costa, Maria Teresa; Fundação para a Computação Científica Nacional, Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada

Nos últimos anos têm sido desenvolvidas iniciativas que visam promover a generalização do acesso à Sociedade da Informação e do Conhecimento. É nesta dinâmica que em 2004 surge em Portugal a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on). Com ela ficou facilitado o acesso aos conteúdos em texto integral de um alargado conjunto de publicações científicas internacionais. Este estudo enquadra-se num trabalho de investig...


A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas

Lopes, Sílvia; Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

A bibliometria é uma técnica quantitativa e estatística para medir índices de produção e disseminação do conhecimento, bem como acompanhar o desenvolvimento de diversas áreas científicas e os padrões de autoria, publicação e uso dos resultados de investigação. A avaliação da produção científica, importante para o reconhecimento dos investigadores junto da comunidade científica, é feita através da aplicação de d...


Dinâmicas de implementação de software open source numa Biblioteca Universitári...

Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Marçal, Bruno; ISCTE-IUL

As Bibliotecas Universitárias assumem um papel fundamental no modelo de funcionamento das instituições de ensino superior cabendo-lhes assegurar e promover o acesso à informação, contribuindo para a construção de um contexto de aprendizagem ativo fundamental para o sucesso e excelência no ensino.À sua função aglutinadora no processo de gestão de acesso ao conhecimento estão associados um conjunto de serviços qu...


e-online

Rodrigues, Maria Eduarda; Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco

 Face ao atual paradigma que se coloca às instituições de ensino superior, motivado sobretudo pela conjuntura económica global, as bibliotecas procuram redimensionar os seus serviços, desenhando novas estruturas de apoio, mais flexíveis, baseadas na partilha efetiva de recursos, que se pretende que venham a funcionar como fonte estruturante e sustentável de um modelo integrador, participativo e competitivo cria...


Uma biblioteca sem fronteiras: o serviço de EIB na Biblioteca do ISCTE-IUL

Segurado, Teresa; Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

O ensino, a aprendizagem e a investigação são três das funções mais importantes das instituições responsáveis pelo ensino superior. A missão da Universidade é preparar uma força de trabalho capacitada para satisfazer as necessidades e exigências colocadas pela Economia do Conhecimento. Para desenvolver esta tarefa, impõem-se melhorias e mudanças no ensino superior.Neste tipo de Economia, aspectos como a produti...


Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL: um lugar onde o ensino, a a...

Segurado, Teresa; Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Na sociedade atual, a cultura poderá ser a salvação da alma, evitando o apagamento da nossa identidade (António Alçada Batista, por ocasião do 75º Aniversário do Orfeão da Covilhã).Cultura pode ser definida como “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Edward Burnett Tylo...


Bibliotecas universitárias: Conhecer para valorizar

Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

O ensino, a aprendizagem e a investigação constituem funções centrais nas instituições de Ensino Superior. A missão da Universidade consiste em preparar cidadãos capazes de responder aos desafios e exigências colocados pela Sociedade do Conhecimento. Para o concretizar, a introdução de mudanças e melhorias nestas organizações constitui um imperativo.Por outro lado, a aprendizagem ao longo da vida apresenta-se c...


Avaliar para melhorar: o caso da Biblioteca do ISCTE-IUL

Segurado, Teresa; Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

A Universidade foi, desde sempre, considerada o principal agente de produção e difusão de conhecimento. Contudo, hoje em dia, defronta-se com uma nova realidade que surge como resultado do impacto que a informação e as novas tecnologias têm nos diferentes processos que nela são desenvolvidos. Na Universidade, a biblioteca é o elemento central que deve oferecer um serviço de qualidade capaz de fazer face a todas...


A gestão do conhecimento nas Universidades: o papel dos Repositórios Institucio...

Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; Segurado, Teresa; Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa

As funções mais importantes da Universidade são a formação e a investigação. Na Universidade a informação é utilizada no âmbito dessas funções mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas Universidades realiza-se com os seguintes objectivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos investigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, ...


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