Detalhes do Documento

Os bibliotecários estão onde estão as pessoas: a experiência no Second Life©


Descrição
O Second Life (SL), criado pela Linden Lab em 2003, é um mundo virtual tridimensional. À excepção do software de cliente - servidor desenvolvido pelos seus criadores, tudo o que existe no SL é criado exclusivamente pelos seus utilizadores. Em termos gráficos pode assemelhar-se ao mundo descrito por Neil Stephenson no seu best-seller de ficção científica “Snowcrash” (“Samurai: Nome de Código”, na edição portuguesa).Os residentes, como são designados os utilizadores do SL, assumem a forma de uma persona parametrizável, designada por Avatar. Esta plataforma permite a simulação do mundo real: tem uma geografia própria, tempo real, uma moeda com valor comercial no mundo real, economia, sistema de comunicações via texto e voz, grupos sociais e oferece serviços, eventos e uma miríade de outras características de forma persistente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este simulador oferece uma grande diversidade de eventos e actividades culturais: diariamente realizam-se concertos, peças de teatro, exposições em museus, grupos de leitores, apresentações de livros, grupos de reflexão, encontros religiosos, profissionais e de trabalho e é uma excelente plataforma para o ensino à distância que tem vindo a ser utilizada pelas mais importantes universidades mundiais. Tem sido também utilizado para pesquisas em simulação social, no âmbito da arquitectura, da medicina e da ciência. Não é de estranhar que estes mundos tenham captado a atenção quer de educadores, quer de bibliotecários que num espírito empreendedor e de missão, procuraram conhecer estes novos mundos e disponibilizaram as suas competências e conhecimentos no desenvolvimento de serviços virtuais de bibliotecas no SL.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia