Detalhes do Documento

IL-HUMASS – Instrumento de Avaliação de Competências em Literacia da Informação...

Autor(es): Lopes, Carlos Alberto; ISPA-IU cv logo 1 ; Pinto, Maria; Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación cv logo 2

Data: 2010

Origem: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas


Descrição
O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado para ser aplicado à população de estudantes, professores e bibliotecários dos diversos níveis na área das ciências sociais e humanidades nas universidades espanholas e portuguesas. O método de estudo de caso, as opiniões de especialistas e a revisão da literatura foram utilizados para conceber a versão inicial que foi refinada através de focus group a estudantes, entrevistas aos bibliotecários e relatórios académicos. A versão final contendo 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa da informação, avaliação, tratamento e comunicação e difusão) e em três dimensões de autoavaliação (motivação, auto-eficácia e fonte favorita de aprendizagem). A natureza de auto-resposta do questionário IL-HUMASS envolve uma aproximação à auto-avaliação que foi até agora raramente proposta e de forma limitada. Promove uma melhor compreensão dos diferentes grupos de utilizadores através de uma análise mista que inclui duas dimensões quantitativas (motivação e auto-eficácia) e uma dimensão qualitativa (a fonte favorita de aprendizagem).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia