Author(s):
Lourenço, Maria Antónia dos Santos Pires
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2105
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Educador de infância; Literatura infantil
Description
Com a presente investigação, pretendemos relevar a legitimação dos textos de Literatura Infantil de qualidade, enquanto contributos para o exercício de funções do Educador de Infância.
Remetemos para a importância da qualidade dos livros para crianças em idade pré-escolar e para a possibilidade da sua exploração, em contexto de sala de aula, de Jardim de Infância. Após um quadro teórico, onde inserimos uma abordagem conceptual à Educação Pré-Escolar e à Literatura Infantil como suporte pedagógico para a prática docente, nesta faixa etária, apresentamos propostas de várias actividades/tarefas de carácter pedagógico/didáctico, baseadas em duas obras para crianças: O Gato Comilão de Perica Patacrua e Anita Mamã de Marcel Marlier.
Atendendo às várias áreas do saber da educação pré-escolar, as características integradoras e estruturadas são o suporte destas tarefas, enquanto espaço pedagógico adequado a um desenvolvimento harmonioso e global das crianças. Concluímos com uma análise contrastiva entre as duas obras, no que concerne às situações de aprendizagem que proporcionam, à sua funcionalidade pedagógica e, deste modo, à sua qualidade, numa abordagem promotora de uma aprendizagem autêntica, significativa e assente numa perspectiva transversal.