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Proposta de uma matriz para avaliação do diário de formação no âmbito do projec...

Author(s): Duarte, Helena Cristina Ventura Russo Gomes Filipe cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1996

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Programa Nacional do Ensino do Português


Description
Em Portugal, no final da década de 1980, início da década de 90, surgiram grandes transformações nas orientações políticas educativas e, por inerência, no sistema educativo. O direito à educação exprime-se pela garantia de uma permanente acção formativa, dirigida ao desenvolvimento global da personalidade, ao progresso social e à democratização da sociedade. O presente estudo centra-se no Ensino Básico, nas propostas de organização do currículo do mesmo, mais especificamente na área da Língua Portuguesa. A gestão curricular (Dec. Lei nº 6/2001) representa uma inter-relação de três concepções chave: - “diferenciação, adequação e flexibilização”. Destaca-se uma noção ampla de competência, que integra conhecimentos, capacidades e atitudes. A aquisição de conhecimentos é realizada por um saber em acção. A noção de competência, como base das relações educativas, é o poder cruzar interesses entre escola, formação e emprego. Assim, a nível pedagógico é possível verificar a transição de um ensino, centrado em saberes disciplinares, para um ensino assente na produção de tarefas específicas através de competências necessárias às situações que os alunos podem compreender e dominar. É nesta linha de orientação que surge o Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP), que visa a formação de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de promover práticas pedágógicas centradas numa acção mais reflexiva. Esta acção reflexiva e sistemática é sobretudo assente numa relação ciclíca entre a acção tutorial do docente/formando e os resultados de desempenho dos alunos, criando, em paralelo, condições para o desenvolvimento de uma metalinguagem didáctica sobre percursos formativos. O PNEP, ao pretender desenvolver uma atitude mais reflexiva nos docentes/formandos implementa o Diário de Formação, como condição para que estes possam aceder à creditação. Este estudo baseia-se na proposta de uma matriz para a avaliação do Diário de Formação no âmbito da formação contínua, mais concretamente a nível do PNEP.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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