Author(s):
Mendes, Maria Teresinha Esteves
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1812
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Escrita; Erro ortográfico
Description
Vivemos, actualmente, uma fase de mudanças no sistema educativo,
assentes numa reforma curricular centrada no ensino/aprendizagem por
competências e na gestão flexível do currículo.
Neste âmbito, a disciplina de Português, pelo seu carácter transversal,
assume particular relevo no desenvolvimento das competências da
compreensão da leitura e da produção escrita, contribuindo assim para o
sucesso escolar e inserção socioprofissional dos alunos.
A centralização deste estudo na escrita deve-se ao facto de ela ser essencial para o uso das várias funcionalidades da língua. No que respeita ao ensino-aprendizagem da escrita é necessário que os nossos alunos adquiram uma consciência linguística, que se deseja metalinguística.
Contudo, para que se consigam resultados mais relevantes tem de haver uma mudança real de práticas e dar-se lugar ao ensino individualizado, diferenciado e reflexivo, pois, perante uma escola de grande heterogeneidade
cultural e social, o sucesso educativo está dependente de professores que saibam adaptar o ensino à nova realidade da sala de aula, assim como reflectir e desenvolver essa capacidade nos seus alunos.