Document details

Escrita, Consciência Linguística e Ortografia: uma complexidade de conceitos

Author(s): Mendes, Maria Teresinha Esteves cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1812

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Escrita; Erro ortográfico


Description
Vivemos, actualmente, uma fase de mudanças no sistema educativo, assentes numa reforma curricular centrada no ensino/aprendizagem por competências e na gestão flexível do currículo. Neste âmbito, a disciplina de Português, pelo seu carácter transversal, assume particular relevo no desenvolvimento das competências da compreensão da leitura e da produção escrita, contribuindo assim para o sucesso escolar e inserção socioprofissional dos alunos. A centralização deste estudo na escrita deve-se ao facto de ela ser essencial para o uso das várias funcionalidades da língua. No que respeita ao ensino-aprendizagem da escrita é necessário que os nossos alunos adquiram uma consciência linguística, que se deseja metalinguística. Contudo, para que se consigam resultados mais relevantes tem de haver uma mudança real de práticas e dar-se lugar ao ensino individualizado, diferenciado e reflexivo, pois, perante uma escola de grande heterogeneidade cultural e social, o sucesso educativo está dependente de professores que saibam adaptar o ensino à nova realidade da sala de aula, assim como reflectir e desenvolver essa capacidade nos seus alunos.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU