Detalhes do Documento

Escrita, Consciência Linguística e Ortografia: uma complexidade de conceitos

Autor(es): Mendes, Maria Teresinha Esteves cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1812

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Escrita; Erro ortográfico


Descrição
Vivemos, actualmente, uma fase de mudanças no sistema educativo, assentes numa reforma curricular centrada no ensino/aprendizagem por competências e na gestão flexível do currículo. Neste âmbito, a disciplina de Português, pelo seu carácter transversal, assume particular relevo no desenvolvimento das competências da compreensão da leitura e da produção escrita, contribuindo assim para o sucesso escolar e inserção socioprofissional dos alunos. A centralização deste estudo na escrita deve-se ao facto de ela ser essencial para o uso das várias funcionalidades da língua. No que respeita ao ensino-aprendizagem da escrita é necessário que os nossos alunos adquiram uma consciência linguística, que se deseja metalinguística. Contudo, para que se consigam resultados mais relevantes tem de haver uma mudança real de práticas e dar-se lugar ao ensino individualizado, diferenciado e reflexivo, pois, perante uma escola de grande heterogeneidade cultural e social, o sucesso educativo está dependente de professores que saibam adaptar o ensino à nova realidade da sala de aula, assim como reflectir e desenvolver essa capacidade nos seus alunos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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