Autor(es):
Vicente, Maria da Conceição Esteves Geraldes Pereira
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1773
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Língua materna; Segunda língua; Língua estrangeira; Consciência Fonológica
Descrição
Actualmente, a diversidade cultural na Escola Portuguesa é uma realidade
incontestável. Cada dia que passa, vemos aumentar, nas nossas escolas, o número de
crianças de várias etnias oriundas de países distintos. A primeira e principal dificuldade
encontrada é a barreira da língua, o que deixa professores, pais e alunos bastante
apreensivos e ansiosos.
Por se tratar uma realidade e um domínio bastante actual, pretendemos, com este
trabalho, elaborar uma síntese teórica acerca de conceitos e metodologias que suportam
o ensino de línguas estrangeiras.
Esta dissertação incide, particularmente, nos aspectos relacionados com a
avaliação diagnóstica de uma aluna Chinesa, como ponto de partida para a elaboração
do seu plano de estudos, dando, assim, corpo ao nosso estudo de caso.
Pretendeu-se, efectivamente, em simultâneo, detectar dificuldades nos alunos
falantes de outras línguas e possibilitar a aprendizagem do português.
Concluiu-se, fazendo uma síntese dos dados obtidos e reflectindo sobre a importância do uso da avaliação diagnóstica como início à aquisição de uma língua segunda, neste caso, o português.