Autor(es):
Gil, Sara Sofia Garcia
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1593
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Educação visual - Estágio pedagógico; Educação visual - Prática de ensino supervisionado; Educação visual - Criatividade; Educação visual - Dislexia; Educação visual - Hiperactividade; Educação artística; Artes visuais - Relação Escola-Comunidade
Descrição
Este Relatório tem como objetivo o estudo do desenvolvimento da criatividade, de alunos do sétimo ano, e o processo criativo de um aluno disléxico e hiperativo, através de uma educação para a criatividade. O estudo foi aplicado a uma turma de sétimo ano, com um aluno disléxico e hiperativo, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Foram utilizados métodos e estratégias pedagógicas de desenvolvimento criativo, em duas fases. A primeira de teste e verificação de potencial criativo inato e a segunda de aplicação de um método criativo específico, com recurso à Metodologia Projetual. A primeira fase comprovou as boas aptidões criativas dos alunos em questão. A segunda fase teve como objetivo desenvolver essas aptidões. Os resultados foram muito satisfatórios. Os alunos corresponderam perfeitamente ao enunciado proposto, apresentando resultados muito inovadores, originais e criativos. Relativamente ao aluno disléxico e hiperativo, foram-lhe aplicadas estratégias específicas, anteriormente investigadas, a fim de comprovar a sua eficácia. O resultado foi bastante revelador. O aluno possui um processo criativo alternativo que, orientado segundo as estratégias investigadas, poderá produzir resultados muito originais.
Como complemento às aulas, foi realizada uma visita de estudo ao Museu de Arte Moderna Abel Manta e ao Parque Ecológico de Gouveia. O objetivo foi aliar a natureza, e a arte, numa exploração livre, de autodescoberta.
Como complemento ao tema em investigação, foi realizada uma intervenção, na área da Arte Urbana, através do Projeto Street Art, com a colaboração do artista Nilo Zack, que realizou uma pintura mural e um workshop. O objetivo alcançado foi dar a conhecer aos alunos formas de arte alternativas.
Por fim, como participação na Festa da Primavera, da ESQP, foi promovida uma Semana Animal, constituída por uma palestra de sensibilização para os animais de rua, uma campanha de angariação de donativos, para a Associação Instinto e duas exposições de trabalhos dos alunos de sétimo ano.